Concurso da PF: relembre como foram as provas do último edital

Com o aval para o novo concurso da PF (Polícia Federal) confirmado, vale a pena rever como foram as avaliações objetiva e discursiva do último processo seletivo realizado pela corporação

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 10/12/2020, às 09h53 - Atualizado em 11/12/2020, às 08h04

Divulgação

Com a autorização para o novo concurso da PF (Polícia Federal) divulgada no Diário Oficial, a publicação do edital agora é questão de tempo.

Portanto, vale sair na frente: quanto antes começar a estudar, mais completa poderá ser a preparação para as avaliações.

Nesse sentido, uma das estratégias mais recomendadas por especialistas é consultar os cadernos de provas do processo seletivo mais recente.

No caso da PF, a última seleção ocorreu em 2018 e foi organizada pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

À época, a corporação ofereceu inicialmente 500 vagas para delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista – o número de nomeações, no entanto, passou de 1.000.

Válidas pela primeira fase, as provas objetiva e discursiva ocorreram no mesmo dia. Ficou interessado em saber como foram as avaliações? O JC Concursos disponibiliza abaixo todos os cadernos (basta clicar nos links para carregar os arquivos).

Concurso da PF: baixe as provas objetivas

Concurso da PF: baixe as provas discursivas

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo na página do concurso da PF

concursos autorizados concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso PF: Urgente !!! Edital é oficialmente autorizado para 1.500 vagas
Concursos TREs: TSE autoriza preenchimento de 549 vagas em 2021
Concurso PRF: "editais estão prontos", diz Bolsonaro, sobre 4000 vagas na PF e PRF
Concurso MPU 2021: previsão de preencher 127 vagas no próximo ano
Concurso Anvisa: confirmado envio de pedido de autorização para 89 vagas

Sobre PF - Polícia Federal

A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.