Concurso PGM Porto Alegre RS (Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre) deve ser realizado em breve, com exigência de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/10/2025, às 08h08
Um novo concurso PGM Porto Alegre RS (Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, deve ser realizado em breve. O primeiro passo ocorreu na última segunda-feira, 20 de outubro, com a publicação, no diário oficial do município, do documento que forma a comissão organizadora do certame. No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser efetivamente publicado.
De acordo com o documento, o concurso PGM Porto Alegre será para o cargo de analista da PGM Porto Alegre na área jurídica. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito. A oferta de vagas ainda deve ser confirmada.
O PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO e o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO, no uso de suas atribuições legais, DESIGNAM os seguintes servidores para comporem a Comissão do Concurso Público para provimento do cargo de
Analista da Procuradoria-Geral do Município - Área Jurídica, responsável pelo estudo, planejamento e organização do referido certame: DANIELA COPETTI CRAVO, Procuradora Municipal, matrícula 1522027, como Coordenadora da Comissão; CAROLINA TEODORO FALLEIROS, Procuradora Municipal, matrícula 1521985; FELIPE DE SOUZA MENEZES, Procurador Municipal, matrícula 1448510 e PAULO RICARDO RAMA, Administrador, matrícula 381886, todos da Procuradoria-Geral do Município (PGM); ADRIANA DOS SANTOS CAIERON, Diretora de Seleção e Provimento, matrícula 1116606 e ANA PAULA MACHADO ESCOUTO, Administradora, matrícula 1120913; da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP); a contar de 21 de outubro de 2025, pelo prazo de 06
(seis) meses, através da Portaria 36194744, de 20/10/2025 (Processo 25.0.000144038.4)
O último concurso PGM Porto Alegre RS foi realizado em 2022, para o cargo de procurador do município. Ao todo foram oferecidas cinco vagas para o preenchimento imediato. a banca organizadora, na ocasião, foi a Fundatec.
A seleção contou com as seguintes etapas:
A parte objetiva contou com 150 questões, distribuídas por três blocos, da seguinte forma:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.