Piracicaba/SP publica concurso com 30 oportunidades

Todas as vagas do concurso da Prefeitura Municipal de Piracicaba são destinadas ao cargo de professor substituto de ensino fundamental. As inscrições serão aceitas entre 28 de agosto e 11 de setembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 24/08/2017, às 10h56

No interior paulista, a Prefeitura Municipal de Piracicaba publicou um novo edital de concurso público destinado ao preenchimento de 30 vagas para o cargo de professor substituto de ensino fundamental. Desse total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência e seis para os negros.  Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão do magistério - ensino médio, ou licenciatura em pedagogia, com habilitação específica em ensino fundamental. O valor da hora/aula é de R$ 17,21. 
A empresa responsável pela execução do processo seletivo é a RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais. O formulário de inscrição estará disponível no site www.rboconcursos.com.br no período de 28 de agosto a 11 de setembro. 
Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 35, que deverá ser efetuada até a data limite de 12 de setembro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

Processo seletivo da Prefeitura de Piracicaba


O concurso da Prefeitura de Piracicaba será constituído de provas objetiva e de redação. Elas serão aplicadas na data prevista de 8 de outubro, em locais e horários a serem comunicados por meio do cartão informativo, a ser publicado no site da RBO a partir do dia 22 de setembro. 
A avaliação objetiva será composta por 55 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa (peso 1,5), 10 de matemática/raciocínio lógico (peso 1,5), cinco de legislação (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos ( peso 1). 
O tema abordado na redação será elaborado com base no programa de conhecimentos específicos da função e na bibliografia, indicados no edital. O texto deverá conter entre 15 e 20 linhas e serão avaliados: tema, modo de organização, coerência, estrutura do período e do parágrafo, coesão e domínio do estilo formal da língua. 

Atribuições do professor substituto da Prefeitura de Piracicaba


Substituir o professor titular em suas ausências e impedimentos, na unidade escolar onde tiver fixada sua sede de controle de frequência, em decorrência de: dispensa, demissão, exoneração, falecimento, aposentadoria, remanejamento; criação de novas unidades ou ampliação das já existentes; afastamentos que a lei considere como de efetivo exercício; licença para tratamento de saúde; atendimento de determinação judicial por vagas; impedimento do responsável pela regência de classe ou magistério das aulas; reger classes/turmas e/ou ministrar aulas decorrentes de cargos vagos ou que ainda não tenham sido criados, obedecida a legislação vigente; reger classes/turmas decorrentes de faltas; participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano escolar do estabelecimento de ensino; planejar, elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem do aluno; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, bem como, cumprir o calendário escolar homologado; colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade; participar das atividades cívicas, culturais e educativas da comunidade escolar; executar e manter atualizados os registros escolares e os relatórios de suas atividades específicas e fornecer informações sobre as normas estabelecidas; participar do horário de trabalho coletivo (HTPC) e HTPI, de acordo com a unidade atribuída; assessorar o professor titular em suas atribuições, inclusive como auxiliar para crianças deficientes; executar outras atividades correlatas determinadas pelo superior imediato.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.