Piratuba/SC possui 41 postos de até R$ 6,6 mil

As inscrições seguem disponíveis até o dia 20 de março. Provas previstas para 7 de abril, no período da manhã

Carolina Pera   Publicado em 08/03/2013, às 14h32

Em Piratuba, no Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal realiza concurso público para preencher 41 vagas disponíveis em seu quadro de funcionários.

Os postos para quem é alfabetizado são os de agente de serviços internos (12) e externos (10); motorista (4), para o qual é necessário habilitação mínima “C” para transporte de carga e  transporte de passageiros ou escolares; operador de máquinas pesadas, com carteira de mínimo categoria “C”; e agente de edificação e manutenção (2), com conhecimento prático na área de construção. Salários variam de R$ 678 a R$ 1.417,47

Para auxiliar administrativo – CRAS (2) é necessário 1° grau completo. Remuneração de R$ 877,32 para 40 horas semanais.

Quem tem 2° grau completo poderá concorrer aos cargos de técnico contábil (1) e técnico em enfermagem (2). Vencimentos de R$ 1.732,29 e R$ 1.299,57, respectivamente.

Para nível superior há chances de médico clínico geral (1), ginecologista (1), pediatra (1) e psicólogo (2). Remunerações chegam a R$ 6.633,80.

Como participar – As inscrições já estão abertas devem ser feitas até o dia 20 de março na própria prefeitura, na rua Governador Jorge Lacerda, 133 – Centro, no setor de Recursos Humanos, das 8h às 17h. Os valores das taxas são de R$ 50 (superior), R$ 30 (médio) e R$ 20 (demais). O candidato deverá realizar o depósito identificado diretamente na Conta n° 4.680-9, Agência 3636-6 - Banco do Brasil de Piratuba, no valor referente ao cargo pretendido. A inscrição somente poderá ser realizada mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, acompanhada do RG e CPF.

Todos os candidatos deverão realizar a prova objetiva, previstas para o dia 7 de abril, porém, para os cargos de motorista e operador de máquinas haverá também avaliação prática, realizada no mesmo dia, no período da tarde.

Os testes versarão sobre as seguintes matérias: português (10), matemática (5), conhecimentos gerais (5) e conhecimentos específicos (10); totalizando 30 questões.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.