Concurso PM AL: edital para soldados confirmado para 2021

O novo concurso PM AL (Polícia Militar do Alagoas) para soldado foi confirmado pelo governador Renan Filho, para o primeiro semestre de 2021

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br   Publicado em 23/09/2020, às 10h54 - Atualizado às 16h00

Divulgação

O novo concurso PM AL (Polícia Militar do Alagoas) ocorrerá em breve! O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, anunciou no dia 21 de setembro, durante uma live em sua rede social, que o edital será publicado no primeiro semestre de 2021. 

O governador disse aos concurseiros para se preparem e se dediquem porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem: "nós vamos correr um pouco agora, para podermos avançar e criar um cronograma, mas neste final do ano e no primeiro semestre do ano que vem nós teremos uma agenda de concursos públicos, dando sequência ao nosso trabalho de reestruturar Alagoas”.

No dia 5 de agosto o governador havia anunciado o concurso PM AL por meio de suas redes sociais. Segundo ele, além da seleção para soldados também há intenção de realizar outra seleção, para a carreira de bombeiro.

No caso de soldados, embora a oferta de vagas ainda não esteja anunciada, a expectativa é de aproximadamente 500 postos, número oferecido na última seleção e cogitado no decorrer de 2019, quando o concurso chegou a ser mencionado. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial, após o curso de formação, é de R$ 3.744,47. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

De acordo com publicação na rede social do governador "Em conversa com os comandos da PM e BM defini que não haverá para militares da ativa alterações nas regras de promoção de fim de carreira e nas licenças especiais. Promoverei, sim, nos próximos meses, pós-pandemia, novos concursos para ampliação de efetivos militares".

Concurso PM AL: saiba mais sobre a última seleção

O último concurso PM AL ocorreu em 2017, com a oferta de 500 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe. A seleção contou com provas objetivas, avaliação médica, testes de aptidão física, comprovação de documentos e investigação social.

Na parte objetiva, a seleção foi composta de 120 questões, versando sobre língua portuguesa, noções de informática, ciências sociais, história geral, do Brasil e do Alagoas, geografia geral, do Brasil e do Alagoas, atualidades, noções de direito administrativo, noções de direitos constitucionais, noções de direito processual penal, noções de direito humanos, legislação pertinente à corporação e matemática. 

concursos publicos

Leia também

Concurso SEDF: fase de escolha da banca; veja projeto básico
Concurso Bombeiros MG abre 40 vagas para oficial; veja editais
Concursos Alagoas 2021: governador anuncia cinco editais
Concurso PRF: 'entregue projeto básico', confirma diretor
Concurso Bombeiros SP: governador autoriza preenchimento de 600 vagas