Mesmo com a suspensão do processo seletivo determinada pela Justiça, aplicação dos exames do concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia) para médico e odontólogo ocorreu normalmente no domingo (26)
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 26/01/2020, às 07h00 - Atualizado em 27/01/2020, às 13h39
Foi divulgado nesta segunda-feira (27) o gabarito preliminar do concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia) com oferta de 17 vagas para admissão ao quadro de oficiais de saúde. O documento pode ser conferido aqui.
Aplicadas ontem (26), as avaliações objetiva e discursiva foram realizadas na capital. A primeira teve 80 perguntas de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrou a resolução de duas questões.
O conteúdo programático abordou:
O processo seletivo é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações pelo telefone (11) 4788-1430.
Estão em disputa oportunidades para médico (11 postos) e odontólogo (6), com exigência de curso superior nas respectivas áreas, além de registro profissional no conselho de classe.
A Justiça determinou, em 16 de janeiro, a suspensão do concurso logo após a aplicação das provas objetiva e discursiva. De acordo com a Saeb (Secretaria da Administração do Estado), o processo seletivo permanecerá paralisado até que seja julgado o mérito da questão.
No entendimento da DPE BA (Defensoria Pública do Estado da Bahia), que apresentou o pedido de liminar, o edital viola "os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens”.
A Defensoria questiona alguns pontos do edital, entre eles: a exigência de exames ginecológicos considerados invasivos, a impossibilidade de remarcação do teste de aptidão física para gestantes, a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero e o momento da comprovação da idade máxima para aprovação no concurso.
A liminar favorável ao pedido de mandado de segurança coletivo para a correção de falhas no edital foi acolhida em decisão da desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel. A suspensão também se aplica ao concurso PM BA para 1.250 vagas de soldado, cujas provas foram realizadas em 19 de janeiro.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso PM BA