O concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) será para praças, oficiais, praça auxiliar de saúde, praça na área de música e oficiais de saúde
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 02/01/2020, às 10h26 - Atualizado às 14h49
O concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) já iniciou os preparativos para a escolha da banca organizadora. Acontece que foi divulgado, por meio de republicação em diário oficial, nesta quinta-feira, 2 de janeiro, o extrato de concorrência pública 2/2019. Com isto, as empresas interessadas já podem apresentar suas propostas, com prazo até 19 de fevereiro, quando os envelopes serão abertos. Desta forma, o nome da banca escolhida poderá ser anunciado após este prazo. Os interessados devem ficar de sobreaviso
De acordo com as informações do governador Helder Barbalho, a oferta inicial será de 2.469 vagas. Inicialmente foram anunciados 7000 postos que, de acordo com o governador, deverão ser efetivamente preenchidos, mas gradualmente, durante seu governo.
Informações preliminares indicam que a seleção será para as carreiras de praça, oficiais, praça auxiliar de saúde, praça música e oficiais de saúde. As oportunidades deverão englobar opções para quem possui níveis médio e superior, com remunerações iniciais que devem variar de R$ 2.936,80 a R$ 5.781,31.
A comissão responsável pela escolha da banca é presidida pelo servidor Edemilson Fagundes Barbosa e conta, ainda, com os seguintes membros: Iris Alves Miranda Negrão, Irenildes Francisca Albuquerque, Germana Cristina Mota Gonzaga Silva e Nelson Alves de Sena.
O último concurso PM PA para a corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.194 vagas, sendo 2.000 para soldados, 160 para oficiais militares, 26 para oficiais da saúde e oito para quadros complementares. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp).
No caso de praças, a parte objetiva contou com 70 questões, sendo dez de língua portuguesa, seis de matemática, oito de atualidades, dez de noções de direito, dez de legislação institucional, oito de história e oito de geografia.
Além da prova objetiva, a seleção contou com testes de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso PM PA, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe mais detalhes sobre o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará), o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.