Concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) contará com 2.405 vagas para soldados e oficiais combatentes. Em fase de escolha da banca
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 17/08/2020, às 10h49 - Atualizado às 15h32
Avança o processo de licitação para a escolha da banca do aguardado concurso PM PA (Polícia Militar do Pará). De acordo com publicação em diário oficial nesta segunda-feira, 17 de agosto, a segunda fase, composta de análise de propostas técnicas e de preços, está marcada para a próxima sexta-feira, dia 21. A seleção contará com uma oferta de 2.405 postos, sendo 2.310 para soldados e 95 para oficiais combatentes. O edital de abertura de inscrições segue previsto para ser publicado ainda no segundo semestre. A data específica somente poderá ser confirmada após a oficialização do nome da empresa escolhida. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
No caso de praças será necessário possuir ensino médio, enquanto que para oficiais será exigido nível superior, com remunerações iniciais que devem ser de R$ 2.936,80 para praças e R$ 5.937,36 para oficiais.
As seis empresas que ainda participam do processo licitatório são as seguintes: Cebraspe, Cetap, Instituto AOCP, Consulplan, Instituto Iades e Fadesp.
Segundo informações do projeto do concurso, no caso de praças, os interessados devem possuir idade de 18 a 30 anos, com altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Para oficiais, o concurso deve contar com limite de idade de 35 anos, também com altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
O grupo responsável pela licitação, é presidido pela servidora Iris Alves Miranda Negrão e conta, ainda, com os seguintes membros: Marilia Lima de Moraes, Taís de Matos Lal e Nelson Alves de Sena
A expectativa do órgão é de que o concurso contem com até 102.695 candidatos, sendo 88.060 para praças e 14.635 para oficiais.
No concurso PM PA, de acordo com o projeto básico da licitação, os candidatos poderão ser avaliados por meio de cinco fases, incluindo provas objetivas e discursivas, avaliação de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes criminais.
De acordo com o documento, a aplicação das provas poderá ocorrer nas cidades de Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Redenção e Itaituba.
O último concurso PM PA para a corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.194 vagas, sendo 2.000 para soldados, 160 para oficiais militares, 26 para oficiais da saúde e oito para quadros complementares. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp).
No caso de praças, a parte objetiva contou com 70 questões, sendo dez de língua portuguesa, seis de matemática, oito de atualidades, dez de noções de direito, dez de legislação institucional, oito de história e oito de geografia.
Além da prova objetiva, a seleção contou com testes de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso PM PA, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe mais detalhes sobre o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará), o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.
concursos concursos 2023 concursos pa (pará) provas anteriores