O concurso PM PB (Polícia Militar do Estado da Paraíba) segue em fase de planejamento, com 1.000 vagas para quem possui ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/12/2022, às 10h10 - Atualizado às 14h31
A realização do novo concurso PM PB (Polícia Militar do Estado da Paraíba) voltou a ser confirmada pelo governador João Azevêdo na última segunda-feira, 26 de dezembro. Durante entrevista para a TV Arapuan, o governador ressaltou que o certame está programado para ocorrer, finalmente, em 2023. "A intenção é que, em 2023, façamos concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros.Estamos levantando exatamente essa demanda, mas deve ser algo em torno de mil vagas", disse. O governador já havia anunciado a seleção em julho, também em entrevista para a TV Arapuan. Na ocasião, disse que o processo ainda depende de avaliação jurídica por parte da Procuradoria-Geral do Estado. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Na época, já havia a expectativa de a PM PB oferecer 1.000 oportunidades. Para concorrer é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 32 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 3.202,60.
Vale ressaltar que a seleção ainda depende de publicação da portaria autorizativa, que deve ocorrer nos próximos meses. Somente então poderá ser formada a comissão organizadora e iniciado o processo de escolha da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
O último concurso PM PB ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 900 para soldados e 100 para bombeiros. A banca organizadora, na ocasião, foi o IBFC.
A parte objetiva contou com 80 questões, distribuídas da seguinte forma: