Concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) deve contar com mais de 2 mil vagas para praças e oficiais
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/04/2023, às 09h05 - Atualizado em 24/04/2023, às 15h51
A data de publicação do edital do novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) deve ser confirmada, no mais tardar, até a próxima sexta-feira, 28 de abril. De acordo com informações do Jornal do Comércio, os detalhes da seleção devem ser anunciados pela governadora Raquel Lyra, dentro do programa "Todos pela segurança". Vale lembrar que, em março, a secretária de Defesa Social, Carla Patricia Cunha, havia previsto a publicação do edital para abril.
Em 2022, o então governador Paulo Câmara havia autorizado o preenchimento de 2.518 vagas na corporação, distribuídas da seguinte forma:
No entanto, somente com a declaração da nova governadora poderá ser confirmada a oferta efetiva de oportunidades. De acordo com a secretária de defesa, a seleção deve contar com "muitas vagas", sem antecipar o número preciso. “Estamos esperando o anúncio de um novo concurso. A gente espera que ainda em abril a gente possa fazer este anúncio de um novo concurso com muitas vagas, ainda não serão as vagas suficientes, mas serão vagas significativas e estamos com planejamento de, pelo menos, de dois em dois anos termos concursos”, disse, em março. "Sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos no 17 lugar em relação aos estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os dez em número de efetivo até o final da gestão e para isso precisamos de concursos regulares", reforçou.
Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, enquanto a exigência para oficial é de nível superior em direito. Além disso, os interessados devem possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". As remunerações iniciais são de R$ 3.065,85para soldados e R$ 9.253,96 para oficiais.
Vale lembrar que foi sancionada, recentemente, a Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para 30 anos. Para oficial médico, a idade foi alterada para 35 anos.
Uma outra novidade para a seleção é que todas as vagas oferecidas serão para preenchimento imediato, sem previsão de formar cadastro reserva de pessoal.
O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.
A seleção de soldado foi composta de cinco etapas:
A prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:
concursos concursos pe (pernambuco) concursos 2024 provas anteriores