Concurso PM/PI: prova anulada por tentativa de fraude

A nova prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) será remarcada para o dia 2 de julho

Patricia Lavezzo   Publicado em 23/05/2017, às 10h07

Na última segunda (22) a Secretaria de Segurança e o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) anularam a prova objetiva do concurso público da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), aplicada no domingo (21), por tentativa de fraude
Foram atuados em flagrante 12 candidatos. O Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco) apreendeu gabarito anotado, colas e informações de trechos da prova de português.
Após reunião nesta terça (23), ficou decidido que o Nucepe continuará sendo o organizador do concurso PM-PI, sendo terceirizada a elaboração das questões objetivas da nova prova, prevista para o dia 2 de julho. 

Vagas no concurso PM-PI


A seleção visa o preenchimento de 480 cargos de soldado. O ingresso ocorrerá somente após a conclusão do curso de formação, que será realizado no Centro de Educação Profissional da PM-PI, batalhões ou outras entidades congêneres, podendo ocorrer em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na forma do regimento interno do órgão de formação e demais normas do curso. 
A lotação ocorrerá nas organizações policiais militares dos municípios de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus.
Do total de vagas disponíveis no concurso PM-PI, 430 são reservadas para os homens e 50 para as mulheres. O cargo exige ensino médio completo ou equivalente, carteira de habilitação, idade entre 18 e 30 anos no período de inscrições e altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens. O salário inicial é de R$ 3.100.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA  PM/PI - SOLDADO
Segundo o edital, o soldado da Polícia Militar do Piauí deverá executar diretamente as atividades operacionais de polícia ostensiva, ou seja, o policiamento ostensivo fardado para a preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso, bem como atribuições e deveres previstos em leis, regulamentados e demais instruções pertinentes. 

Provas do concurso PM-PI


O concurso da PM-PI seria constituído de cinco etapas: prova objetiva; exame de saúde; teste de aptidão física; exame psicológico; e investigação social. 
A prova objetiva versou sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática e conhecimentos específicos.