PM/PR convoca candidatos para provas de domingo (24)

A prova terá questões objetivas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, informática, estatuto da criança e do adolescente, atualidades e redação.

Redação   Publicado em 21/02/2013, às 13h54

A Polícia Militar do Estado do Paraná (PM/PR) convoca os candidatos que concorrerão as 5.264 vagas de nível médio, nas carreiras de soldado policial militar e soldado bombeiro militar, a realizarem as provas de conhecimentos no dia 24 de fevereiro.

As avaliações serão aplicadas nas seguintes localidades: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória, às 8h.

O local de prova de cada candidato é o constante no Cartão de Inscrição do Candidato, disponível no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

A prova terá questões objetivas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, informática, estatuto da criança e do adolescente, atualidades e redação.

Os aprovados ainda realizarão exame de capacidade física; exame de sanidade física; avaliação psicológica; e pesquisa social e documental.

Sobre o concurso – Das vagas, 4.445 são para policial e 819para bombeiro.

Para concorrer aos postos é necessário ter até 30 anos de idade completos até a ocasião da inscrição. Serão ofertadas, no máximo, 50% das vagas para candidatas do sexo feminino e 10% para afrodescendentes.

Ao ingressar na Polícia Militar, o soldado - policial ou bombeiro - é incorporado como soldado de 2ª classe, com direito à remuneração de R$ 1.463,03. Após efetivação a soldado de 1ª classe, passa a receber R$ 3.225,99.

Atribuições e vagas – Entre as atribuições dos policiais, estão o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. A primeira turma dos novos policiais será lotada nas regiões militares de Curitiba, região metropolitana e litoral (800); Londrina (400); Maringá (356); Ponta Grossa (227); e Cascavel (440). Já a segunda contará com 800, 400, 356, 226 e 440, para cada região, respectivamente.

Já os bombeiros são responsáveis por desempenhar atividades de defesa civil, entre outras. A primeira turma será lotada nas regiões de Curitiba, região metropolitana e litoral (222); Londrina (25); Maringá (25); Ponta Grossa (25); e Cascavel (113). E a segunda contará com 222, 25, 25, 25 e 112, para cada região, respectivamente.

O candidato concorrerá somente às vagas disponíveis na região militar que escolher.

Carolina Pera