O novo edital do concurso da PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) será realizado para soldados e bombeiros, com exigência de ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/05/2023, às 08h19 - Atualizado às 14h24
A autorização oficial do novo concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná), para as carreiras de soldados e bombeiros, deve ser publicada no diário oficial do estado a qualquer momento. De acordo com as últimas informações, o documento já foi assinado pelo governador Ratinho Junior e deve ser encaminhado para publicação. O certame já havia sido anunciado pelo governo no final de março. Novas informações serão divulgadas em breve.
Ao todo, a PM PR deve oferecer 360 vagas, sendo 230 para o cargo de soldado da Polícia Militar e 130 para soldado bombeiro militar.
Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de até 30 anos e carteira de habilitação a partir da categoria "B". A remuneração inicial, de acordo com o último certame, realizado em 2020, foi de R$ 4.263,67.
Uma vez publicada a autorização poderá ser formada a comissão organizadora, responsável pela elaboração do edital e por iniciar o processo de escolha da banca organizadora, responsável pela aplicação das provas. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser definida a data precisa de publicação do edital.
O último concurso PM PR ocorreu em 2020, quando foram oferecidas 2.400 vagas, sendo 2.000 para soldados e 400 para bombeiros. A banca organizadora, na ocasião, foi a Universidade Federal do Paraná.
A seleção contou com quatro etapas, da seguinte forma:
A parte objetiva contou com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
A aplicação das provas ocorreu nos seguintes municípios: