O novo edital do concurso da PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) será realizado para 360 soldados e bombeiros, com possibilidade de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/10/2023, às 12h47
A realização do novo concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) segue em pauta para o preenchimento de 360 vagas, sendo 230 para o cargo de soldado da Polícia Militar e 130 para soldado bombeiro militar. Porém, ao que tudo indica, o certame pode contar com alteração na escolaridade necessária para ingresso. Acontece que foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 850/2023, que altera a escolaridade necessária, de ensino médio para nível superior. A proposta agora deve ser votada, em definitivo, no plenário da casa. A seleção já conta, inclusive, com conteúdo programático para o cago de bombeiros desde maio. No entanto, ainda não há uma data definida para publicação do edital.
Atualmente,no concurso PM PR, para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de até 30 anos e carteira de habilitação a partir da categoria "B". A mudança da escolaridade somente poderá valer uma vez sancionado o projeto de lei pelo governador Ratinho Júnior. A remuneração inicial, de acordo com o último certame, realizado em 2020, foi de R$ 4.263,67.
A seleção foi autorizada em 18 de maio, mas a comissão organizadora ainda não foi oficialmente divulgada.
Para as vagas de bombeiros, já está definido que a prova objetiva contará com 70 questões, da seguintes forma:
Para soldados, a definição ainda não foi divulgada.
O último concurso PM PR ocorreu em 2020, quando foram oferecidas 2.400 vagas, sendo 2.000 para soldados e 400 para bombeiros. A banca organizadora, na ocasião, foi a Universidade Federal do Paraná.
A seleção contou com quatro etapas, da seguinte forma:
A parte objetiva contou com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
A aplicação das provas ocorreu nos seguintes municípios:
concursos concursos pr (paraná) concursos 2024 provas anteriores