Concurso PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte) deve ocorrer até o próximo ano, com exigência de nível superior e inicial de R$ 3,5 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 08/09/2021, às 12h31 - Atualizado às 14h11
Um novo concurso PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte) deve ser realizado no decorrer do próximo ano. A seleção foi anunciada nesta quarta-feira, 8 de setembro, pela governador Fátima Bezerra, durante evento para a entrega de 34 veículos para a área de segurança pública, adquiridos por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Alarico Azevedo, o número de vagas ainda deverá ser confirmado, tendo em vista que atualmente o estado só pode realizar concursos para preenchimento das vagas atualmente em aberto. "Hoje nós temos 6 mil vagas, mas nem todas em vacância. Será feito um estudo para avaliarmos, vermos quem se aposentou, quais vagas foram abertas desta forma, disse".
Com isto, o próximo passo é a publicação da portaria governamental e, em seguida, formar a comissão organizadora e definir o nome da banca responsável pela aplicação das provas. Somente então poderá ser confirmada alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicadao.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, idade de 21 a 30 anos de idade, até 31 de dezembro do respectivo ano, e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação, a partir da categoria "B" . A remuneração inicial da carreira é de R$ 3.571,82.
Além do concurso PM RN para soldados, o comandante ressaltou que há outras seleções em pauta, para ocorrer ainda este ano, para preenchimento de 461 vagas, sendo:
No entanto, o quantitativo é diferente do total anunciado pelo governo, que seria de 211 vagas, sendo 132 para oficiais combatentes e 79 para o quadro de oficiais médicos
O último concurso PM RN para soldados, realizado em 2018, contou com uma oferta de 1000 vagas, sendo 938 para homens e 62 para mulheres. A banca, na ocasião, foi o Ibade.
A seleção contou com seis etapas:
A prova objetiva contou com 80 questões, distribuídas da seguinte forma:
Cada questão de geografia valeu 0,5, enquanto cada de noções de noções de direito penal, 0,12. Noções de direito penal militar e legislação específica, 0,20, e as demais disciplinas, 0,10.
concursos concursos 2024 concursos rn (rio grande do norte) provas anteriores