Concurso da PM RN para soldado é suspenso por decisão judicial

Ausência de prova de redação na primeira fase do concurso da PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte) motivou ação civil pública apresentada pelo Ministério Público

Samuel Peressin   Publicado em 22/05/2023, às 11h58 - Atualizado às 12h04

Divulgação

O concurso da PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte) com 1.158 vagas para soldado foi temporariamente suspenso por determinação da Justiça potiguar.

Publicada no sábado (20), a decisão ocorreu após o Ministério Público do RN protocolar uma ação civil pública apontando que não houve aplicação de redação na primeira fase do certame, contrariando o que determina a legislação estadual.

Ao conceder a liminar, a juíza Ana Nery Lins de Oliveira Cruz lembrou que "o edital nada dispôs sobre cobrança e aplicação de prova de redação, sendo esta uma das etapas obrigatórias para o ingresso na carreira pretendida".

Os candidatos realizaram a prova válida pela primeira fase da seleção em 16 de abril. A avaliação objetiva cobrou a resolução de 80 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre:

A etapa de exame de habilitação musical estava prevista para ocorrer ontem (21), enquanto o exame de avaliação de condicionamento físico começaria nesta segunda-feira (22).

De acordo com o edital, o processo seletivo teria ainda outras três fases: avaliação psicológica, inspeção de saúde e investigação social, entre 17 e 30 de junho. A divulgação do resultado final estava prevista para 24 de julho.

Em publicação nas redes sociais, a corporação confirmou a suspensão do concurso e afirmou que ao longo da semana "passará mais informações acerca da decisão e das medidas a serem adotadas".

O processo seletivo é organizado pelo IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (11) 4788-1430.

Detalhes sobre o concurso da PM RN

As inscrições foram recebidas entre 23 de janeiro e 22 de fevereiro. Das 1.158 vagas em disputa, o edital destina 30 para músicos com conhecimentos técnicos nos seguintes instrumentos:

Durante o curso de formação, a corporação paga R$ 1.302. Após a formatura, a remuneração dos policiais sobe para R$ 3.929,01. Os candidatos devem possuir curso superior em qualquer área.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM RN

+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive no Rio Grande do Norte. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui

concursos abertos concursos 2024 concursos rn (rio grande do norte) provas anteriores