Novo concurso PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe) contará com oportunidades para os cargos de soldado e oficiais
Fernando Cezar Alves Publicado em 29/08/2024, às 09h26
A publicação do edital do novo concurso PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe) está prevista para ocorrer já em setembro. A confirmação foi feita na última terça-feira, 27 de agosto, pelo governador Fábio Mitidieri, durante evento de promoção de praças e oficiais da corporação. O certame foi oficialmente autorizado no último dia 19 de agosto. Desta forma, para que o edital possa ser efetivamente liberado em setembro, a banca organizadora deve ser definida já no decorrer dos próximos dias. Somente após este procedimento e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.
Ao todo, a PM SE oferecerá 335 vagas, sendo 300 para soldados e 35 para oficiais, com exigência de ensino médio para soldado e superior para oficiais, com remunerações iniciais, respectivamente, de R$ 3.696,04 e R$ 4.938,65 .
A distribuição de vagas será a seguinte:
A lei federal 14.751/2023, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros, define a exigência de nível superior para ingresso para soldados. No entanto, para o próximo certame será necessário apenas ensino médio, com a mudança da escolaridade prevista para ocorrer somente em 2029. Para oficiais deve ser mantido o nível superior em direito.
A altura mínima será de 1,60 m para homens e 1,55m para mulheres.
O último concurso PM SE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 330 vagas, sendo 300 para soldados e 30 para oficiais. A banca organizadora, na ocasião, foi o IBFC.
Para soldados foram 240 vagas para homens e 60 para mulheres. No caso de oficiais foram 24 para homens e seis para mulheres.
Para concorrer ao cargo de soldado foi exigido ensino médio e para oficiais, nível supeiror em direito. Outras exigências foram: idade de 18 a 35 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria "B"
A seleção foi composta de quatro etapas:
No caso de soldados, a parte objetiva contou com temas sobre as seguintes disciplinas:
Para oficiais: