Candidatos que têm formação superior podem se inscrever para a carreira de 2° tenente médico PM até o dia 16 de maio
Foi prorrogado até as 16h do dia 16 de maio o prazo de
inscrição do
concurso da
Polícia Militardo Estado de
São Paulo. A seleção visa o preenchimento de 74 vagas para o cargo de 2° tenente médico PM estagiário, para ambos os sexos.
Para ingressar na carreira é necessário ter formação
superior em medicina e título de especialista ou residência médica na respectiva área, possuir registro no órgão de classe e ter idade entre 17 e 35 anos, exceto àqueles que já pertencem ao quadro da
PM/SP.
As vagas estão distribuídas entre as especialidades de anestesiologia (5), cancerologia clínica (2), cardiologia (5), cirurgia da mão (1), cirurgia de cabeça e pescoço (1), cirurgia geral (6), cirurgia plástica (1), cirurgia torácica (1), cirurgia vascular (2), clínica médica (2), dermatologia (1), endocrinologia e metabologia (3), endoscopia (2), gastroenterologia (2), ginecologia e obstetrícia (1), hematologia e hemoterapia (1), infectologia (2), medicina física e reabilitação (2), medicina intensiva (6), nefrologia (1), neurocirurgia (1), neurologia (2), oftalmologia (1), ortopedia e traumatologia (7), otorrinolaringologia (2), pneumologia (1), psiquiatria (5), radiologia e diagnóstico por imagem (2), reumatologia (2) e urologia (4). O salário inicial é de R$ 6.458,57, já inclusas as gratificações.
O estágio probatório tem início com o exercício do cargo, que é concomitante com a posse, e terá duração de um ano. A estabilidade no cargo será adquirida após o cumprimento satisfatório do estágio probatório e a conclusão com aproveitamento de curso de adaptação previsto no sistema de ensino da Polícia Militar, com consequente promoção ao posto de 1º tenente médico PM do quadro de oficiais de saúde.
Participação no concurso da PM/SP
O cadastro deve ser realizado no endereço eletrônico da banca organizadora, a
Fundação Vunesp (
www.vunesp.com.br).
A taxa de participação, no valor de R$ 200, deverá ser paga até a data limite do encerramento do prazo.
Avaliações da Polícia Militar de São Paulo
O
concurso será constituído das seguintes etapas: provas objetiva e dissertativa, exames de aptidão física, saúde e psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos. A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo quatro de interpretação de textos, três sobre noções básicas de informática, três sobre noções de administração pública, 20 de conhecimentos gerais em medicina e 30 de conhecimentos específicos.
Já a avaliação dissertativa contará com uma questão de discussão de caso clínico, versando sobre conhecimentos gerais em medicina.
Com 4h30 de duração, as provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 11 de junho. No ato da inscrição do
concurso da
PM/SP, o candidato deverá escolher a cidade em que realizará as provas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Os exames de aptidão física, saúde e psicológicos, de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico, as condições de saúde e as características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato.
A avaliação da conduta social visa à apreciação da reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual, em todos os aspectos, social, moral, profissional, escolar, dentre outros possíveis.
Atribuições do cargo da PM/SP
2° tenente médico PM - Gerir as atividades administrativas e técnico operacionais afetas ao cargo; atuar sempre em consonância com o planejamento estratégico e determinações operacionais da diretoria de saúde da polícia militar; prestar assistência médica integral aos policiais militares nos níveis ambulatorial e de urgência, junto ao centro médico e suas Unidades Integradas de Saúde (UIS) e policlínicas em todo o Estado, junto ao centro de reabilitação e junto às unidades da polícia militar, nas especialidades médicas clínicas, cirúrgicas e de diagnóstico, previstas nos Conselhos Federal e Regional de Medicina; controlar, fiscalizar e gerir integralmente as UIS sob sua responsabilidade nos aspectos técnico-operacionais, estruturais e quanto ao seu efetivo; realizar as inspeções de saúde periódicas e extraordinárias previstas ao efetivo da polícia militar, as visitas médicas a pacientes internados em caráter de urgência e emergência em serviços médicos civis, as regularizações de afastamento do policial militar, as tarefas de auditoria médica quando necessário, as atividades de vigilância sanitária e medicina preventiva, o controle epidemiológico e de vacinas, as tarefas de medicina do trabalho, o acompanhamento da tropa em deslocamentos e missões quando determinado pelo diretor de saúde e/ou pelo comando imediato, e as atividades de perícia médica.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.