Concurso da PM SP libera locais de provas para soldado; saiba como consultar

Avaliações objetiva e discursiva do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) ocorrem neste domingo (17). Estão em disputa 2.700 vagas na corporação

Samuel Peressin   Publicado em 12/09/2023, às 13h58 - Atualizado às 14h04

Foto: Divulgação

Os inscritos no concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado já podem conferir os locais onde farão as provas objetiva e dissertativa, marcadas para domingo (17). A consulta deve ser realizada por este link, inserindo CPF ou e-mail.

Será o primeiro certame da corporação com exames aplicados fora de São Paulo. Além de municípios paulistas, as avaliações ocorrerão em cidades de outros 13 estados e do Distrito Federal. A lista inclui:

Com início às 13h (de Brasília), as provas cobrarão a resolução de 60 questões de múltipla escolha e a elaboração de uma redação a partir da leitura de textos auxiliares. O conteúdo programático engloba:

Ainda sem datas definidas, as demais fases abrangem: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

Ofertas do concurso da PM SP

Organizado pela Fundação Vunesp, o processo seletivo recebeu inscrições entre 26 de junho e 27 de julho. Estão em disputa 2.700 vagas com salário de R$ 4.852,21. Além de ensino médio, o cargo de soldado requer:

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (11) 3874-6300. A central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Confira as principais datas do cronograma

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso da PM SP

+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive em São Paulo. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui

PM SP
concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.