Avaliações objetiva e discursiva do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) serão realizadas em 17 de setembro. Estão em disputa 2.700 vagas com exigência de nível médio
Samuel Peressin Publicado em 19/06/2023, às 13h45 - Atualizado às 13h57
Com edital publicado nesta segunda-feira (19), o novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para 2.700 vagas de soldado terá as provas da primeira fase realizadas em 14 estados e no Distrito Federal.
Trata-se de uma medida inédita da corporação, que habitualmente aplicava os exames somente na capital paulista e em outras dez cidades espalhadas pelo interior e litoral. No total, as avaliações agora ocorrerão em 51 municípios:
As provas objetiva e dissertativa estão marcadas para 17 de setembro (a opção pelo município deve ser feita durante a inscrição). Os candidatos terão de solucionar 60 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação com até 30 linhas.
Nas demais etapas, os concorrentes ainda passarão por: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.
O edital publicado nesta segunda-feira (19) oferece 2.700 postos para soldado. O salário inicial é de R$ 4.852,21 — já inclusos os adicionais de insalubridade e de RETP (Regime Especial de Trabalho Policial).
Os candidatos devem possuir ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".
O prazo para inscrições começa às 10h de 26 de junho e se encerra às 23h59 de 27 de julho. Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.vunesp.com.br.
+ Veja a lista de todos os concursos abertos em São Paulo
A taxa de participação foi fixada em R$ 65, mas é possível pedir redução de 50% do valor. Entre 26 e 29 de junho, poderão solicitar o desconto candidatos que cumulativamente atendam aos seguintes requisitos:
O processo seletivo é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.
Este é o primeiro de dois editais autorizados em abril pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 5.400 vagas de soldado. A expectativa é que as outras 2.700 oportunidades sejam abertas no segundo semestre.
Inscrições: de 26 de junho a 27 de julho
Solicitação de redução da taxa de inscrição: de 26 a 29 de junho
Pagamento da taxa de inscrição: até 28 de julho
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP
+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive em São Paulo. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui
concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anterioresA Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.