PMDF publica edital de concurso com vagas para capelão

Oferta na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é de quatro vagas. Participação no concurso deverá ser garantida entre os dias 26 de dezembro e 31 de janeiro de 2017

Patricia Lavezzo   Publicado em 29/11/2016, às 10h55

Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para admissão ao curso de habilitação de oficiais capelães. Seleção visa a preencher quatro vagas, sendo três reservadas para formação de cadastro reserva (CR). 
Segundo o edital, o cadastro reserva será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade da administração pública, durante o prazo de validade do concurso (de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período). 

Vagas no concurso da PMDF


Oportunidades no concurso da PMDF estão distribuídas entre as funções de capelão sacerdote da igreja católica apostólica romana - apenas para o sexo masculino (1 vaga + 1 CR) e capelão pastor evangélico - de ambos os sexos (2 CR). O salário inicial é de R$ 10.147,13. 
Interessados devem possuir o nível superior em teologia; ser pastor de igreja evangélica cristã ou sacerdote da igreja católica apostólica romana há pelo menos três anos, com comprovação por documento oficial emitido pela autoridade eclesiástica a que estiver subordinado; ter idade entre 18 e 35 anos até a data da inscrição; ter altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres); e possuir carteira de habilitação no mínimo com categoria B. 

Inscrição no concurso da PMDF


A participação no concurso da PMDF deverá ser garantida no período de 26 de dezembro a 31 de janeiro de 2017. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico do Iades (www.iades.com.br), organizador do processo seletivo. 
Haverá, ainda, uma taxa de inscrição, no valor de R$ 92, que deverá ser paga até o dia 3 de fevereiro. 

Provas do concurso da PMDF


Com duração de 4h30, as avaliações objetiva e discursiva do concurso da PMDF serão aplicadas no dia 11 de março, no período da tarde. O exame objetivo será composto por 60 questões de múltipla escolha, sendo oito de língua portuguesa, cinco de língua inglesa, sete de legislação, cinco de direitos humanos e 35 de conhecimentos específicos. 
Já a prova discursiva consistirá na elaboração de texto com extensão entre 20 e 30 linhas e base em tema formulado pela banca examinadora. Serão avaliados os conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.
O concurso da PMDF ainda contará com as seguintes etapas: teste de aptidão física; exames biométricos e avaliação médica; avaliação psicológica; sindicância da vida pregressa e investigação social; e prova de títulos. 

Atribuições dos oficiais capelães da PMDF


Prestar assistência religiosa e espiritual aos policiais militares, aos servidores civis e suas respectivas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral e outras próprias do oficial policial militar, de acordo com a formação religiosa exigida e os parâmetros institucionais e estratégicos da PMDF.Ministração dos ofícios e sacramentos (missa, culto, batismo, ceia, casamento etc.) conforme o rito das religiões especificadas; palestras e cursos; palavras de reflexão em liberação de policiamento; visitação hospitalar, prisional e domiciliar; exéquias; aconselhamento, atividades administrativas e militares próprias do oficialato policial militar.