As vagas do concurso da PM RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) são para candidatos com bacharelado em direito. Inscrições já estão abertas
Camila Diodato Publicado em 31/12/2018, às 09h50
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM RJ) lançou edital de concurso com 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 30 para ampla concorrência e sete para candidatos negros ou índios.
Para concorrer a uma das oportunidades do edital, o interessado deve ter bacharel em direito. Outros requisitos são estar quite com obrigações eleitorais, estar quite com obrigações militares (no caso dos homens), estar em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, não ter completado a idade máxima de 35 anos até a data de publicação do certame, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Consta no edital do concurso PM RJ que remuneração inicial concedida ao posto de 2º tenente PM corresponde ao valor de R$ 7.132,52.
A validade da seleção será de 90 dias, a contar da homologação do mesmo, com a publicação da listagem de aprovados e classificados para matricula no 1º ano do curso de formação, em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ).
O prazo cadastral já está aberto e encerra em 20 de janeiro de 2019. A ficha está disponível no site do Ibade (www.ibade.org.br) e a taxa de participação custa R$ 138.
Todos os concorrentes serão submetidos a uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre direito administrativo, direito constitucional, direito penal, direito processual penal e direito penal militar. A avaliação acontecerá no dia 10 de fevereiro, no município do Rio de Janeiro, em locais e horários a serem revelados oportunamente na página eletrônica da organizadora.
As demais etapas do processo seletivo são prova discursiva, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde e exame social e documental.
Confira o edital completo aqui.