Inscrições superam previsão e prova muda de data

Número de inscritos passa de 10 mil e Prefeitura terá que contar com dois municípios vizinhos para aplicar os exames, agora, em nova data.

Redação   Publicado em 16/09/2010, às 09h58

Comunicado divulgado pela Prefeitura de Poço Redondo, em Sergipe, dá conta da alteração da data das provas objetivas que são parte do concurso que visa o preenchimento de 155 vagas. Agora, os candidatos farão as avaliações em dois dias: 9 e 10 de outubro.

A mudança na data de aplicação do exame (que estava prevista para o próximo domingo) se deu por conta do número de inscritos, que, segundo a Prefeitura, superou suas expectativas sendo recebidos 10.700 candidatos.

O comunicado informa ainda que a Prefeitura tem, nas escolas da cidade, apenas 1.755 acomodações para os candidatos e por isso será necessário aplicar prova em duas cidades vizinhas também: Canindé de São Francisco e Monte Alegre.

Segundo a organização do certame, o cargo mais disputado do concurso é o de vigilante, com 231 candidatos por vaga.

Mais sobre o concurso

Entre as chances disputadas na seleção estão cargos na área da saúde como anestesista e bioquímico, na educação com vagas para professores e no setor de serviços gerais com vagas para vigilante, agente de trânsito e recepcionista. Os salários praticados vão de R$ 510 a R$ 6.000.

Veja também:

Salvador/BA: Último dia de inscrições para 2.125 vagas

Contagem/MG: Câmara aplica provas para 41 vagas no domingo

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.