Concurso Polícia Civil/AC: saiu convocação para provas

As avaliações objetiva, discursiva e de títulos do concurso da Polícia Civil do Acre serão aplicadas no dia 7 de maio (domingo). Confira os locais e horários

Patricia Lavezzo   Publicado em 04/05/2017, às 11h21

Foi publicado o edital de convocação para as provas objetiva, discursiva e de títulos do concurso da Polícia Civil do Acre, quevisa o preenchimento de 250 vagas. O Ibade (www.ibade.org.br) é o organizador do processo seletivo. 
O concurso recebeu 13.279 inscrições, sendo 9.202 para a função de agente de polícia civil, 1.042 para auxiliar de necropsia, 1.872 para delegado de polícia civil e 1.163 para escrivão de polícia civil.
As provas objetiva, discursiva e de títulos serão aplicadas neste domingo, dia 7 de maio, nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá, conforme opção do candidato no ato da inscrição.
Com duração de cinco horas, a prova objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha para o cargo de delegado e 80 para as demais profissões. Já a avaliação discursiva contará com peça processual de representação para delegado e redação para os outros empregos. 
Os candidatos deverão entregar cópias autenticadas de seus títulos exclusivamente no dia 7 de maio, no seu local de prova, a partir das 16h10, em envelope lacrado. 
A lista dos locais de realização das avaliações, o formulário para entrega dos títulos e demais informações pertinentes estão disponíveis para consulta aqui
concurso da Polícia Civil do Acre ainda contará com as seguintes etapas: teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação (para escrivão), exame médico e toxicológico, investigação criminal e social e curso de formação. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PC/AC - AGENTE DE POLÍCIA / AUX. DE NECRÓPSIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA

Vagas na Polícia Civil do Acre


Para nível superior, as chances são para os cargos de delegado de polícia civil (18 vagas), cujo salário inicial é de R$ 15.378, agente de polícia civil (176), auxiliar de necropsia (20) e escrivão de polícia civil (36), com ganhos de R$ 3.007,78. O posto de delegado ainda exige, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.
Os empregos de agente, auxiliar de necropsia e escrivão terão aumentos progressivos, especificados a seguir: R$ 3.627,18 em 1° de julho e R$ 5.000 a partir de 1° de julho de 2018.

Atribuições dos cargos da Polícia Civil do Acre


Agente de polícia civil - proceder, mediante determinação da autoridade policial civil, às diligências investigatórias e do serviço policial civil, para o fim precípuo de instruir os procedimentos atinentes à polícia judiciária e de prevenção especializada; cumprir mandados judiciais; efetuar prisões, conduzir presos e remanejá-los, tanto dentro quanto fora da unidade policial; cumprir a entrega de intimações; promover levantamento de criminosos, contraventores e suspeitos; dirigir veículos automotores em diligências e missões pertinentes aos trabalhos policiais; operar equipamentos de comunicação; registrar ocorrências administrativas e policiais; relatar o andamento e a conclusão do trabalho policial, encaminhando-o ao chefe imediato; executar outras determinações correlatas, emanadas da autoridade policial ou de chefia competente.
Auxiliar de necropsia - remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico Legal; auxiliar o médico nas autópsias e nas exumações; auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáver, sob orientação direta do médico-legista; cuidar da limpeza e desinfecção dos locais e instrumentos de trabalho; e executar outras atividades afins e correlatas.
Delegado de polícia civil - dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil; exercer poderes discricionários afetos à Polícia Civil que objetivem proteger os direitos inerentes ao ser humano e resguardar a segurança pública; praticar todos os atos de polícia na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência; zelar pelo cumprimento dos princípios e funções institucionais da Polícia Civil; zelar pelos direitos e garantias constitucionais fundamentais; instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos no âmbito de sua competência, cabendo-lhe, privativamente, o indiciamento decorrente do livre convencimento jurídico penal, fundamentado no relatório conclusivo do inquérito policial; entre outras tarefas.
Escrivão de polícia civil - formalizar os atos e determinações do delegado de polícia atinentes a inquéritos policiais e a outros procedimentos pertinentes; fiscalizar os trabalhos cartorários da corregedoria, delegacias especializadas, delegacias municipais e distritos policiais; lavrar e subscrever os autos e termos adotados na mecânica processual, bem como autuar e remeter inquéritos e processos, obedecendo aos prazos legais; fiscalizar a continuidade dos processos ou inquéritos distribuídos, providenciando a sua normalidade sequencial; expedir, mediante requerimento deferido pelo delegado de polícia, certidões, traslados, requerimentos de partes, firmados por delegado de polícia, bem como providenciar a extração de cópias de outros documentos cartorários, para os fins requeridos; entre outras.