Corporação solicita autorização para 300 vagas, sendo 200 de agente, 80 para escrivão e 20 para delegado, todos com necessidade de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/01/2017, às 12h29
Mais um passo importante para a realização do novo concurso público da Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC/SP). Após a publicação, em diário oficial, no dia 2 de dezembro, de um processo administrativo solicitando para o gabinete civil a autorização do novo concurso público para o órgão, o governador Renan Filho publicou, no último dia 31 de dezembro, a lei 7.858, que estabelece normas para a realização de novos concursos públicos no estado, que devem valer também para a seleção prevista para a PC/AL.
O pedido do novo concurso do órgão é para o preenchimento de 300 oportunidades, sendo 200 para o cargo de agente de polícia civil, 80 escrivães de polícia e 20 para delegados.
No caso da Polícia Civil, para concorrer aos cargos de agente, escrivão e delegado é necessário possuir curso de nível superior, com necessidade de formação em direito para delegado e carteira de habilitação para agente. As remunerações iniciais são de R$ 3.062 para escrivão e agente e R$ 8 mil para delegado.
A lei 7.858, sancionada pelo governador no final de 2016, estabelece os pontos considerados essenciais que devem constar nos editais dos próximos concursos, no sentido de garantir a lisura no processo de realização dos certames.
Entre os diversos pontos estipulados, a lei determina que o prazo de inscrições dos concursos realizados pelo estado deverá ser de, no mínimo, 30 dias, contando da data de publicação do edital de abertura de inscrições. Veta a realização de concursos para cargos cuja necessidade de pessoal seja menor que 5% do total do quadro, bem como a realização de concursos somente para formar cadastro reserva de pessoal.
Quem pretende participar do próximo concurso da Polícia Civil do Alagoas já pode dar início aos estudos tendo como base a seleção anterior para estes cargos, realizada em 2012. Na ocasião foram registrados 18.879 inscritos para a oferta de 400 vagas. A organizadora foi o Cespe/UnB.
Para agente, a seleção contou com prova objetiva de 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, uma questão dissertativa, testes de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social, exame médico e curso de formação.
Para delegado, prova objetiva com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, três questões discursivas, teste de capacidade física, avaliação psicológica, análise de títulos, investigação social, exame médico e curso de formação.
Por fim, para escrivão, prova objetiva com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, uma questão discursiva, teste de capacidade física, prova prática de digitação, avaliação psicológica, exame médico e curso de formação.