Polícia Civil/AL: lei define critérios para concurso

Corporação solicita autorização para 300 vagas, sendo 200 de agente, 80 para escrivão e 20 para delegado, todos com necessidade de nível superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 05/01/2017, às 12h29

Mais um passo importante para a realização do novo concurso público da Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC/SP). Após a publicação, em diário oficial, no dia 2 de dezembro, de um processo administrativo solicitando para o gabinete civil a autorização do novo concurso público para o órgão, o governador Renan Filho publicou, no último dia 31 de dezembro, a lei 7.858, que estabelece normas para a realização de novos concursos públicos no estado, que devem valer também para a seleção prevista para a PC/AL. 

O pedido do novo concurso do órgão é para o preenchimento de 300 oportunidades, sendo 200 para o cargo de agente de polícia civil, 80   escrivães de polícia e 20 para delegados.

No caso da Polícia Civil, para concorrer aos cargos de agente, escrivão e delegado é necessário possuir curso de nível superior, com necessidade de formação em direito para delegado e carteira de habilitação para agente. As remunerações iniciais são de R$ 3.062 para escrivão e agente e R$ 8 mil para delegado.

Critérios para a realização do concurso

A lei 7.858, sancionada pelo governador no final de 2016, estabelece os pontos considerados essenciais que devem constar nos editais dos próximos concursos, no sentido de garantir a lisura no processo de realização dos certames.

Entre os diversos pontos estipulados, a lei determina que o prazo de inscrições dos concursos realizados pelo estado deverá ser de, no mínimo, 30 dias, contando da data de publicação do edital de abertura de inscrições.  Veta a realização de concursos para cargos cuja necessidade de pessoal seja menor que 5% do total do quadro, bem como a realização de concursos somente para formar cadastro reserva de pessoal.

Também garante reserva de 20% das vagas para candidatos portadores de deficiências e  a isenção para quem estiver desempregado há mais de um ano, comprovar estar inscrito em programas de assistência social dos governos federal, estadual ou municipal  ou comprovar doação de sangue nos últimos seis meses.

Último concurso

Quem pretende participar do próximo concurso da Polícia Civil do Alagoas já pode dar início aos estudos tendo como base a seleção anterior para estes cargos, realizada em 2012. Na ocasião foram registrados 18.879 inscritos para a oferta de 400  vagas. A organizadora foi o Cespe/UnB.

Para agente, a seleção contou com prova objetiva de 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, uma questão dissertativa, testes de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social, exame médico e curso de formação.

Para delegado, prova objetiva com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, três questões discursivas, teste de capacidade física, avaliação psicológica, análise de títulos, investigação social, exame médico e curso de formação.

Por fim, para escrivão, prova objetiva com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, uma questão discursiva, teste de capacidade  física, prova prática de digitação, avaliação psicológica, exame médico e curso de formação.