Os postos são para delegado, escrivão e investigador. Inscrições de 29 de janeiro a 19 de fevereiro
Redação Publicado em 14/01/2013, às 14h21
Foi publicado o edital de abertura do concurso público que visa o preenchimento de 600 vagas disponíveis no quadro da Polícia Civil do Estado da Bahia, sendo 100 para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador.
Do total, 30 postos são destinados aos portadores de deficiência.
Como participar – As inscrições para o concurso devem ser feitas pelo site do organizador do concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB): www.cespe.unb.br. O prazo para participação vai de 29 de janeiro a 19 de fevereiro.
O valor da taxa de inscrição para o cargo de delegado é de R$ 150, e de R$ 120 para os cargos de escrivão e investigador. Para se candidatar ao cargo de delegado, é necessário ter diploma de bacharel em direito. Para as outras carreiras é preciso ter diploma de nível superior. Para investigador é exigida também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria ‘B’.
A remuneração para delegado pode chegar a R$ 9.155,28, incluindo vencimento básico e Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ). Para os demais o vencimento chega a R$ 2.665,91.
Seleção – O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório, que serão realizadas em Salvador e nos municípios de Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista; teste de aptidão física (16 de junho); exame biomédico (4 de agosto); exame psicotécnico (5 e 6 outubro); e avaliação de títulos.
A primeira etapa (provas) terá duração de 5 horas para a função de delegado, e 4 horas para as demais, e está prevista para o dia 7 de abril.
Depois da seleção, os aprovados serão submetidos a um curso de formação para policiais civis, com duração média de quatro meses. Nesta fase, os candidatos receberão 50% do vencimento básico.
Carolina Pera