Professora analisa prova de português para agente

“Os conceitos exigidos foram elementares, não apresentando nenhuma pegadinha”

Da Redação   Publicado em 21/03/2013, às 10h27

A professora Sandra Ceraldi Carrasco, de língua portuguesa, comenta as questões da prova aplicada no domingo (10), pela Vunesp, para os candidatos ao cargo de agente policial do Estado de São Paulo. O concurso visa preencher 391 vagas para profissionais de nível fundamental.

A prova trouxe 24 questões de língua portuguesa retiradas de textos informativos e charge, selecionando o candidato por meio de interpretação textual, o que contou com aproximadamente 30% da prova. A outra parcela dos questionamentos ocorreu exatamente sobre regras normativas: emprego da vírgula, pronomes oblíquos átonos, crase, concordância, circunstâncias adverbiais, conjunções e flexões verbais.

Confira todas as questões comentadas pela professora Sandra no documento anexado ao lado.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.