As provas objetivas foram realizadas no último domingo, dia 8. O processo seletivo oferece 500 oportunidades de agente e 100 de papiloscopista
Redação Publicado em 09/05/2012, às 09h06
O Cespe/UnB publicou os gabaritos das provas objetivas referentes ao concurso da Polícia Federal. Os exames foram aplicados no último domingo, dia 6, em todas as capitais do país e no Distrito Federal. O processo seletivo visa preencher 500 vagas de agente e 100 de papiloscopista.
Para conferir as respostas corretas das avaliações, consulte os anexos ao lado, ou clique nos links para fazer a consulta individual da prova de agentee papiloscopista.
O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos preliminares terá dois dias para fazê-lo, a partir das 9h desta quarta-feira (9) até as 18h de amanhã (10), observado o horário oficial de Brasília/DF. Para isso, deve acessar o endereço www.cespe.unb.br e seguir as instruções ali contidas.
A seleção registrou 119.078 inscrições. Deste total, 107.799 foram para o cargo de agente e 11.279 para o de papiloscopista.
Vale lembrar que os participantes ainda serão submetidos às fases de teste discursivo, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e curso de formação profissional. Essas etapas também acontecerão em todas as capitais e no Distrito Federal – com exceção do curso de formação, cuja responsabilidade é da Academia Nacional de Polícia e será ministrado apenas no Distrito Federal.
Saiba mais – Os postos em disputa no concurso são voltados a profissionais com nível superior em qualquer área e CNH de categoria no mínimo B. O salário oferecido para ambas as funções é de R$ 7.514,33 e corresponde a uma jornada de 40 horas semanais.
Saiba quais são as atribuições de cada cargo:
Agente – executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas;
Papiloscopista – executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.