Concurso Polícia Penal CE (Polícia Penal Ceará) será para o cargo de policial penal, para preenchimento de vagas em 2023
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/10/2022, às 10h47 - Atualizado às 14h09
O concurso Polícia Penal CE da SAP CE (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Estado de Ceará), anunciado pelo secretário Mauro Albuquerque em 25 de junho, já conta com banca organizadora preliminarmente definida. A escolhida, ao que tudo indica, será o Instituto Idecan, que apresentou a melhor proposta no processo licitatório, de acordo com documento interno. Porém, o processo ainda não foi encerrado e a empresa pode ser oficialmente confirmada em breve. Somente após a assinatura do contrato com a escolhida poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
De acordo com o secretário, a expectativa é de que sejam oferecidas 600 vagas para o cargo de policial penal, para preenchimento de vagas no decorrer do próximo ano.
Este será o primeiro concurso com a nova denominação. Quando do último concurso, ainda como agente de segurança, foi exigido apenas ensino médio para ingresso, com remuneração inicial de R$ 3.747,29
A carreira de policial penal se deve à emenda constitucional 104, de 2019, oriunda da proposta de emenda à Constituição (PEC) 14/2016, do Senado, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal.
Com a emenda, o quadro das polícias penais passou a ser formado pela transformação dos cargos de carreira dos agentes penitenciários ou carreiras equivalentes, além da realização de novos concursos.
O último concurso polícia penal CE ocorreu em 2017, ainda como agente de segurança penitenciária. Na ocasião, a oferta foi de 1.000 vagas, sendo 850 para homens e 150 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto AOCP.
A seleção foi composta de provas objetivas, exames médicos, toxicológicos e odontológicos, avaliação psicológica, investigação social e funcional, além de curso de formação.
A prova objetiva contou com 60 questões, sendo 12 de língua portuguesa, 6 de noções de informática, 10 de noções de direito, 10 de direitos humanos e cidadania, 10 de legislação especial e 12 de conhecimentos específicos.
concursos concursos ce (ceará) concursos 2024 provas anteriores