Concurso em Acaraú CE recebe inscrições para 373 vagas

Ofertas do concurso da Prefeitura de Acaraú estão distribuídas entre cargos de todos os níveis de escolaridade. Prazo se encerrará no dia 15 de março de 2019

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/02/2019, às 10h30

O concurso da Prefeitura de Acaraú, localizada no Estado do Ceará, está com inscrições abertas para preenchimento de 373 vagas de todos os níveis escolares. Do total de ofertas, 94 são imediatas e 279 para formação de cadastro reserva (CR). 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar os empregos públicos de mecânico de maquinas pesadas (1 vaga + 3 CR), motorista categoria “D” (1 + 3 CR), operador de máquina patrol (1 + 3 CR), operador de pá carregadeira (1 + 3 CR) e operador de retroescavadeira (1 + 3 CR).

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico pode se inscrever no concurso da Prefeitura de Acaraú para os cargos de agente municipal de trânsito (4 + 12 CR), auxiliar administrativo (6 + 18 CR), fiscal de trânsito (30 + 90 CR), fiscal de tributos (2 + 6 CR), guarda municipal (20 + 60 CR), motorista categoria “D” (2 + 6 CR), técnico agropecuário (1 + 3 CR), técnico ambiental/tecnólogo em saneamento ambiental (1 + 3 CR) e técnico em pesca (1 + 3 CR).

Nível superior é requisito para agrônomo (1 + 3 CR), assistente social (1 + 3 CR), auditor administrativo (1 + 3 CR), auditor de controle interno (1 + 3 CR), auditor fiscal (1 + 3 CR), engenheiro civil (2 + 6 CR), engenheiro de pesca (1 + 3 CR), engenheiro florestal (1 + 3 CR), fiscal ambiental/engenheiro ambiental (1 + 3 CR), fiscal ambiental/geólogo (1 + 3 CR), procurador administrativo (1 + 3 CR), procurador trabalhista (1 + 3 CR), procurador tributário (1 + 3 CR), subprocurador (1 + 3 CR), técnico ambiental/advogado (1 + 3 CR), técnico ambiental/biólogo (1 + 3 CR) e veterinário (1 + 3 CR).

De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Acaraú, os salários iniciais oferecidos partem de R$ 998 e chegam a R$ 3.000. 

Inscrições do concurso da Prefeitura de Acaraú CE

A banca organizadora do certame é o Centro de Treinamento e Desenvolvimento - Cetrede. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de março de 2019, através do site www.cetrede.com.br.

Será cobrada uma taxa de participação, nos seguintes valores: 

Informações sobre as provas

Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Acaraú serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 40 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de quatro horas, o exame será aplicado na cidade de Acaraú/CE em data, horário e local a serem divulgados a partir do dia 8 de abril de 2019, no site do Cetrede.

Aqueles que pleiteiam os empregos de nível superior ainda serão submetidos à análise de títulos, classificatória.  
 

Sobre Prefeitura Acaraú

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.