Ofertas do concurso da Prefeitura de Agudos estão distribuídas entre os cargos de professor e diretor de escola. Inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 21 de abril de 2019
Patricia Lavezzo Publicado em 05/04/2019, às 15h55
A Prefeitura de Agudos, localizada no interior do Estado de São Paulo, divulgou um novo edital de concurso para a área da educação. Ao todo, serão preenchidas 22 vagas, sendo uma reservada a pessoas com deficiência.
O cargo de diretor de escola (2 vagas) requer diploma de conclusão de curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, ou títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas, além de possuir quatro anos de experiência no magistério. O salário inicial é de R$ 2.951,51.
Já para o emprego de professor titular de ensino fundamental I (20), a exigência é de diploma de licenciatura plena em pedagogia ou normal superior. O vencimento é de R$ 2.263,06.
A Consesp é a empresa responsável pela organização e execução do certame. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 21 de abril de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.consesp.com.br. Os valores das taxas são de R$ 14 (diretor) e R$ 17 (professor).
O concurso da Prefeitura de Agudos será constituído de duas avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, apenas classificatória.
A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos educacionais e/ou conhecimentos específicos.
Com duração máxima de duas horas, o exame será aplicado no dia 26 de maio de 2019, no período da manhã para professor e à tarde para diretor. A confirmação da data e os locais de realização da prova serão comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da banca organizadora com antecedência mínima de três dias.
Diretor de escola - dirigir toda a política educacional na unidade escolar; aplicar suas disciplinas aos funcionários junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; manter todo o material da unidade escolar inventariado e em dia; dirigir, construir, implementar e participar de todas as atividades pedagógicas da unidade; articular ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da unidade escolar, visando a melhoria da qualidade de ensino; possibilitar reflexão e a prática docente; favorecer o intercâmbio de experiências; acompanhar e avaliar de forma sistemática os processos de ensino e aprendizagem; apontar e priorizar os problemas educacionais a serem efetuados; propor alternativas de resolver os problemas levantados; supervisionar as atividades e recuperação de alunos; acompanhar todos os atos administrativos indispensáveis ao bom funcionamento da unidade escolar, tais como: livro ponto, faltas, prontuário, ofícios, etc.; comunicar ao superior toda e qualquer ausência da unidade escolar; criar condições de organização, disciplina, interação interpessoal; supervisionar a merenda na unidade escolar; executar outras tarefas.
Professor titular de ensino fundamental I - exercer a docência na área de atuação, tendo liderança e domínio de classe; planejar e promover atividades educativas junto às crianças, segundo o desenvolvimento do educando, objetivando facilitar seu desempenho, no sentido de autonomia e cooperação, explorando as experiências significativas, com vistas ao seu desenvolvimento integral; elaborar seu plano de trabalho docente, selecionando atividades e estratégias que atendam as expectativas de aprendizagem, mantendo atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; observar constantemente o educando, procurando identificar necessidades nas carências de ordem social, psicológica, material ou de saúde que possam interferir no seu desenvolvimento, encaminhando-os aos setores especializados de assistência, mediante relatório escrito; registrar a frequência diária dos alunos em diário de classe; registrar as atividades desenvolvidas e todos os acontecimentos pertinentes para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do aluno; programar e participar de reuniões com pais e responsáveis dos educandos sob sua responsabilidade, esclarecendo-os quanto à ação educativa desenvolvida junto às crianças; cooperar com a direção da escola, organizando e executando trabalhos complementares de caráter cívico, cultural ou recreativo, colaborando com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; entre outras.