Concurso da Prefeitura de Agudos SP oferece 22 vagas

Ofertas do concurso da Prefeitura de Agudos estão distribuídas entre os cargos de professor e diretor de escola. Inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 21 de abril de 2019

Patricia Lavezzo   Publicado em 05/04/2019, às 15h55

A Prefeitura de Agudos, localizada no interior do Estado de São Paulo, divulgou um novo edital de concurso para a área da educação. Ao todo, serão preenchidas 22 vagas, sendo uma reservada a pessoas com deficiência. 

O cargo de diretor de escola (2 vagas) requer diploma de conclusão de curso de licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, ou títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas, além de possuir quatro anos de experiência no magistério. O salário inicial é de R$ 2.951,51.

Já para o emprego de professor titular de ensino fundamental I (20), a exigência é de diploma de licenciatura plena em pedagogia ou normal superior. O vencimento é de R$ 2.263,06.

A Consesp é a empresa responsável pela organização e execução do certame. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 21 de abril de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.consesp.com.br. Os valores das taxas são de R$ 14 (diretor) e R$ 17 (professor). 

Informações sobre as provas

O concurso da Prefeitura de Agudos será constituído de duas avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, apenas classificatória. 

A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos educacionais e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de duas horas, o exame será aplicado no dia 26 de maio de 2019, no período da manhã para professor e à tarde para diretor. A confirmação da data e os locais de realização da prova serão comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da banca organizadora com antecedência mínima de três dias. 

Atribuições dos cargos

Diretor de escola - dirigir toda a política educacional na unidade escolar; aplicar suas disciplinas aos funcionários junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; manter todo o material da unidade escolar inventariado e em dia; dirigir, construir, implementar e participar de todas as atividades pedagógicas da unidade; articular ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da unidade escolar, visando a melhoria da qualidade de ensino; possibilitar reflexão e a prática docente; favorecer o intercâmbio de experiências; acompanhar e avaliar de forma sistemática os processos de ensino e aprendizagem; apontar e priorizar os problemas educacionais a serem efetuados; propor alternativas de resolver os problemas levantados; supervisionar as atividades e recuperação de alunos; acompanhar todos os atos administrativos indispensáveis ao bom funcionamento da unidade escolar, tais como: livro ponto, faltas, prontuário, ofícios, etc.; comunicar ao superior toda e qualquer ausência da unidade escolar; criar condições de organização, disciplina, interação interpessoal; supervisionar a merenda na unidade escolar; executar outras tarefas. 

Professor titular de ensino fundamental I - exercer a docência na área de atuação, tendo liderança e domínio de classe; planejar e promover atividades educativas junto às crianças, segundo o desenvolvimento do educando, objetivando facilitar seu desempenho, no sentido de autonomia e cooperação, explorando as experiências significativas, com vistas ao seu desenvolvimento integral; elaborar seu plano de trabalho docente, selecionando atividades e estratégias que atendam as expectativas de aprendizagem, mantendo atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; observar constantemente o educando, procurando identificar necessidades nas carências de ordem social, psicológica, material ou de saúde que possam interferir no seu desenvolvimento, encaminhando-os aos setores especializados de assistência, mediante relatório escrito; registrar a frequência diária dos alunos em diário de classe; registrar as atividades desenvolvidas e todos os acontecimentos pertinentes para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do aluno; programar e participar de reuniões com pais e responsáveis dos educandos sob sua responsabilidade, esclarecendo-os quanto à ação educativa desenvolvida junto às crianças; cooperar com a direção da escola, organizando e executando trabalhos complementares de caráter cívico, cultural ou recreativo, colaborando com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; entre outras. 

Sobre Prefeitura Agudos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.