Alagoinhas/BA já definiu a banca para 123 vagas

Novo concurso da Prefeitura de Alagoinhas terá oportunidades para agente de combate a endemias, assistente administrativo, auxiliar de classe, assistente social, professor, entre outros cargos

Camila Diodato e Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/04/2018, às 11h08

Localizada no Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas já definiu qual será a banca organizadora do seu novo concurso público. A escolhida é a Amiga Assessoria Técnica  Administrativa e Informática Ltda. Com isto, a publicação do edital deve ocorrer nos próximos dias.

A seleção será para o preenchimento de 123 oportunidades distribuídas entre cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino.

Candidatos com nível médio poderão pleitear as carreiras de agente de combate a endemias (12 vagas; salário de R$ 1.267,29), agente comunitário de saúde (10; R$ 1.267,29), assistente administrativo (15; R$ 1.532,78) e auxiliar de classe (14; R$ 1.198,47).   As profissões do concurso da Prefeitura de Alagoinhas destinadas a quem possui formação superior serão as de auditor da saúde médica (1; R$ 3.308,81), analista de obras - arquiteto (1; R$ 2.715,63), analista em administração, finanças e contabilidade - administrador (3; R$ 2.715,63), assistente social (1; R$ 2.117,17), bibliotecário (1; R$ 2.117,17), contador (1; R$ 2.117,17), coordenador pedagógico (10; R$ 1.190,20) e professor nas seguintes especialidades: tradutor e intérprete de Libras (13; R$ 1.190,20), ensino fundamental - séries iniciais (20; R$ 1.190,20), artes (1; R$ 1.190,20), inglês (4; R$ 1.190,20), ciências biológicas (1; R$ 1.190,20), história (2; R$ 1.190,20), geografia (2; R$ 1.190,20), matemática (4; R$ 1.190,20), educação física (3; R$ 1.190,20) e letras (4; R$ 1.190,20).   O processo de seleção dos participantes conterá provas objetivas e análise de títulos. A avaliação deverá conter 50 questões de múltipla escolha para as posições de nível médio e 80 perguntas para os demais postos.  

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.