O concurso da Prefeitura Municipal de Alambari visa à formação de cadastro reserva para o cargo de enfermeiro padrão. A participação deverá ser garantida até o dia 6 de junho
Já estão abertas as
inscrições do
concurso público da
Prefeitura Municipal de Alambari, localizada no Estado de
São Paulo. A seleção visa à formação de cadastro reserva para o cargo de
enfermeiro padrão.
Para ingressar na carreira é necessário possuir formação
superior em enfermagem e registro no Coren-SP. O salário inicial é de R$ 2.312,13 para carga horária semanal de 30 horas.
Segundo o edital, a
Prefeitura de Alambari poderá convocar candidatos classificados até o limite de vagas existentes ou que venham a ser criadas para o referido cargo público em seu quadro de pessoal, de acordo com suas necessidades, durante a vigência do
concurso (de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período).
Participação no concurso da Prefeitura de Alambari
As
inscrições serão aceitas até o dia 6 de junho. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico da Publiconsult (
www.publiconsult.com.br), banca organizadora do certame. O valor da taxa é de R$ 45.
O
concurso da
Prefeitura de Alambari será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será aplicada na data prevista de 25 de junho, às 9h, em locais a serem divulgados oportunamente no site da Publiconsult.
A avaliação será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo cinco de língua portuguesa e interpretação de textos, cinco de legislação de saúde pública e 20 de conhecimentos específicos.
Atribuições do cargo de enfermeiro da Prefeitura de Alambari
Planejar, organizar, coordenar e avaliar serviços de enfermagem; prestar serviços de enfermagem em unidades sanitárias; ministrar medicamentos prescritos, bem como cumprir outras determinações médicas; preparar e esterilizar o material usado nas unidades sanitárias; coordenar e supervisionar a execução das tarefas relacionadas com a prescrição alimentar; planejar, executar, supervisionar e avaliara assistência integral de enfermagem a pacientes de alto e médio risco, enfatizando o autocuidado e participando da sua instituição de saúde; acompanhar o desenvolvimento dos programas de treinamento de recursos humanos para a área de enfermagem; aplicar terapia dentro da área de sua competência, sob controle médico; prestar os primeiros socorros; promover e participar de estudos para esclarecimento de normas e padrões dos serviços de enfermagem; participar de educação sanitária e de programas de saúde pública em geral; auxiliar nos serviços de atendimento materno-infantil; participar de programas de imunização; prover e controlar o estoque de medicamentos; participar de inquéritos epidemiológicos; participar de programas de atendimentos a comunidades por situações de emergência ou de calamidade pública; prestar assessoramento a autoridades em assuntos de sua competência; emitir pareceres em matéria de sua especialidade; orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes; executar tarefas semelhantes, inclusive as aditadas no respectivo regulamento da profissão.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.