Alegrete do Piauí/PI abre concurso com 92 vagas

Chances no concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições a partir de 25 de setembro

Samuel Peressin   Publicado em 21/09/2017, às 10h37

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, no interior piauiense, abriu concurso público destinado a preencher 92 vagas, sendo 19 reservadas a pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 937 a R$ 6.500.  

Quem possui nível fundamental pode concorrer como agente comunitário de saúde (3), motorista CNH "D" (3), auxiliar de serviços gerais (2) e eletricista (1).

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí para agente de saúde pública (1), auxiliar de consultório odontológico (1), agente de controle de endemias (3), agente administrativo (3), auxiliar administrativo (12), visitador sanitário (1), técnico de enfermagem (2), orientador social (2), operador de máquinas motoniveladoras (1), técnico em contabilidade (1) e técnico em controle interno (1).    

Em nível superior há oportunidades para assistente social (2), enfermeiro (4), fonoaudiólogo (1), fisioterapeuta (2), médico ESF (3), nutricionista (2), odontólogo (1), psicólogo (2), operador do programa Bolsa Família (1), controlador interno (1), procurador jurídico (1), professor nível II (18), professor de educação infantil (7), professor de língua portuguesa (2), professor de língua inglesa (2), professor de educação inclusiva/especial (2), professor de ciências (1), professor de matemática (2) e professor de educação física (1).

Concurso Prefeitura Alegrete do Piauí: inscrições e provas


Para participar do concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí, é necessário se cadastrar pelo site da Fundação Vale do Piauí (www.funvapi.com.br). Será possível se inscrever de 25 de setembro a 12 de outubro, pagando taxas entre R$ 55 e R$ 100.

Marcada para 19 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha em, no máximo, quatro horas.

O exame abordará conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, matemática, história do município, informática, fundamentos da educação e conhecimentos específicos, variando as disciplinas de acordo com o cargo.

A seleção será finalizada com avaliação de títulos para professor. A documentação deverá ser encaminhada à banca, via postal, entre 7 e 12 de dezembro.

Segundo o edital, o concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí


Realizar levantamentos dos problemas de saúde junto à comunidade, através de visitas domiciliares e, quando necessário, encaminha os pacientes à unidade de saúde. Participar de campanhas educativas e preventivas, distribuindo formulários informativos e educativos e orientando a comunidade nos procedimentos necessários, ao controle da saúde pública. Executa outras tarefas atinentes a sua função.

Concurso Prefeitura de Alegrete do Piauí: atribuições do auxiliar de serviços gerais


Executar serviços internos e externos, recebendo ou entregando documentos, mensagens ou objetos e assina protocolos; Cooperar no encaminhamento do público aos diversos setores da Unidade, acompanhando ou prestado informações. Abastecer máquinas e equipamentos e efetuar limpeza periódica; Operar máquinas copiadoras controlando cópias solicitadas; Servir água, café e lanche, preparando-os quando necessário; Zelar pela segurança das pessoas, orientando-os sobre as normas disciplinares para manter ordem e evitar acidentes; Zelar pela segurança da instituição, impedindo a entrada de pessoas estranhas e sem autorização; Zelar pala boa organização da copa, limpando-a, guardando os utensílios e mantendo a ordem e a higiene do local; Zelar pelo ambiente de trabalho. varrendo, lavando, espanando e mantendo a ordem e a segurança dos equipamentos e do prédio; Efetuar serviços de arrumação, transporte e remoção de móveis, máquinas, pacotes, caixas de materiais diversos; Fazer varrição de prédios e espaço públicos, coletar o lixo, para depositá-lo em lixeira ou em incinerador; Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo de merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabeleci das; Informar quando há necessidade de reposição do estoque de alimentos e de utensílios; Selecionar os alimentos necessários de ao preparo das refeições, separando-os e pesando-os de acordos com o cardápio do dia, para atender aos programas alimentares; Distribuir as refeições preparadas, entregando-as conforme rotina determinada; Registrar o número de refeições distribuídas anotando-as em impressos próprios; Efetuar a limpeza e a guarda dos utensílios empregados no preparo e distribuição das refeições; Mantém a ordem, a higiene e a segurança do ambiente de trabalho, observando as normas e instruções para preveni acidentes; Executa outras tarefas correlatas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.