Concurso Aliança/PE: prazo para 215 vagas termina hoje

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Aliança estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de níveis fundamental, médio e superior de escolaridade

Samuel Peressin   Publicado em 12/01/2018, às 09h08

Chegam ao fim nesta sexta-feira (12) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Aliança, no Estado de Pernambuco, que vai preencher 215 vagas com salários entre R$ 937 e R$ 8.000. O prazo inicial estava previsto para terminar no último dia 1.
Quem é alfabetizado pode concorrer como auxiliar de serviços gerais (13 postos), coveiro (6) e gari (15).
As carreiras de carpinteiro (1), cozinheiro (2), eletricista (2), encanador (1), mecânico (1), merendeira (5), motorista CNH "D" ou "E" (30), operador de máquinas (2), pedreiro (1) e pintor (1) admitem candidatos com nível fundamental.
Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Aliança para agente comunitário de saúde (10), agente de combate às endemias (16), auxiliar administrativo (5) e recepcionista (2). 
Além de segundo grau, os cargos de fiscal e obras (1), atendente de consultório dentário (12), técnico de enfermagem (20), técnico em farmácia (1), técnico em laboratório (1) e técnico agrícola (1) cobram formação técnica.
Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Aliança para assistente social (3), bioquímico (1), educador físico (2), enfermeiro (15), engenheiro agrônomo (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (7), médico PSF (10), psiquiatra (1), pediatra (1), nutricionista (2), odontólogo (12), psicólogo (2), pedagogo (1) e professor nas áreas de letras/Libras (1), português (2) e educação física (2). 

Concurso Prefeitura Aliança: inscrições e provas


As inscrições para o concurso da Prefeitura de Aliança devem ser registradas pelo site da Consulpam (www.consulpam.com.br), banca que organiza a seleção. As taxas vão de R$ 34,56 a R$ 53,23.
A seleção prevê prova objetiva com questões de conhecimentos gerais e específicos para todos os cargos, além de análise de títulos para vagas de nível superior. Ambas as etapas ocorrem em 25 de fevereiro.  
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Aliança terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Aliança


Realizar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos dos prédios onde funcionam as unidades da Administração Municipal; exercer eventuais mandados; servir café e água; fazer merenda; carregar e descarregar móveis e equipamentos em veiculas; controlar o acesso de pessoas aos prédios de acordo com as instruções recebidas; informarão público sobre horários de funcionamento; registrar ocorrências e comunicar a chefia; solicitar imediata colaboração dos serviços de urgência médica, policial em casos de acidentes e incêndios; zelar pelo equipamento de trabalho sob sua responsabilidade; executar outras atividades compatíveis com as atribuições do cargo.

Concurso Prefeitura Aliança: principais atribuições do agente comunitário de saúde


Realizar mapeamento de sua área; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; Identificar área de risco; Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; entre outras atividades. 

Sobre Prefeitura Aliança

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.