Américo Brasiliense SP tem concurso para nível superior

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de engenheiro de segurança do trabalho. Inscrições serão recebidas entre 12 de dezembro e 7 de janeiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 10/12/2018, às 11h48

Serão abertas no dia 12 de dezembro as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, localizada no interior do Estado de São Paulo. Oferta é de uma vaga para a carreira de engenheiro de segurança do trabalho. 

O cargo exige diploma de conclusão de curso de nível superior em engenharia, com especialização em segurança do trabalho e registro no órgão de classe. O salário inicial é de R$ 2.470,36 para jornada de trabalho semanal de 30 horas. 

A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico da RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais (www.rboconcursos.com.br) até o dia 7 de janeiro de 2019. O valor da taxa de participação é de R$ 31. 

A seleção será constituída de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de matemática e 20 de conhecimentos específicos. 

A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada na cidade de Américo Brasiliense/SP na data prevista de 3 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da RBO a partir do dia 24 de janeiro. 

Atribuições do cargo da Prefeitura de Américo Brasiliense SP

Engenheiro de segurança do trabalho - Elaborar e executar projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas, para prevenir acidentes de trabalhos e doenças profissionais; realizar vistoria em empresas, visando instruir os expedientes administrativos, objetivando o cumprimento de disposições legais e regulamentares, relacionadas à segurança e à medicina do trabalho; desenvolver e aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; proceder a orientação técnica quanto ao cumprimento do disposto nas normas regulamentadoras e códigos sanitários aplicáveis às atividades funcionais executadas na instituição, no que diz respeito à segurança e saúde do trabalho; assessorar em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades no campo da prevenção de acidentes; adaptar os recursos técnicos e humanos, estudando a adequação da máquina ao homem e do homem à máquina, para proporcionar maior segurança ao trabalhador; executar campanhas educativas sobre prevenção de acidentes, organizando palestras e divulgações nos meios de comunicação internos e externos, distribuindo publicações e outro material informativo, para conscientizar os trabalhadores e o público, em geral; estudar as ocupações encontradas nos estabelecimentos de qualquer gênero, analisando suas características, para avaliar a insalubridade ou periculosidade de tarefas ou operações ligadas à execução do trabalho; realizar estudos sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, consultando técnicos de diversos campos, bibliografia especializada, visitando fábricas e outros estabelecimentos, para determinar as causas desses acidentes e elaborar recomendações de segurança; executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
 

Sobre Prefeitura Américo Brasiliense

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.