Concurso em Amparo/SP oferece vagas para professor

Edital do novo concurso da Prefeitura de Amparo apresenta um posto para contratação imediata, além de formação de cadastro reserva. Inscrições seguem disponíveis até 21 de março

Samuel Peressin   Publicado em 08/03/2017, às 11h30

Com cerca de 70 mil habitantes, o município paulista de Amparo vai realizar concurso para seleção de professores temporários. O edital divulgado pela prefeitura apresenta uma vaga para contratação imediata e também prevê a formação de cadastro reserva (CR).

Há oportunidades como professor de educação básica I (1 posto e salário de até R$ 2.183,86) e professor de educação física (CR - até R$ 2.298,80). Ambas as funções requerem curso superior.

Concurso Prefeitura Amparo: inscrições


Empresa responsável pela organização do concurso da Prefeitura de Amparo, a Apta Assessoria e Consultoria recebe inscrições até 21 de março. Não há cobrança de taxa.

A ficha para cadastro deve ser preenchida na página eletrônica da banca, no endereço: www.aptarp.com.br.

Concurso Prefeitura Amparo: provas


Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva com 50 perguntas, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e 30 de conhecimentos específicos. O teste está previsto para ocorrer em 9 de abril.

O concurso da Prefeitura de Amparo será válido para os anos letivos de 2017 e 2018, conforme estabelece o edital - disponível para consulta entre os anexos da notícia.

Concurso Prefeitura Amparo: principais atribuições do professor de educação básica I


Ministrar aulas nas áreas específicas, visando a qualidade do ensino; participar das atividades educacionais que lhe forem atribuídas por força de suas funções; participar do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades escolares; atuar de maneira a preservar os princípios e fins da educação; dirigir seu trabalho sempre voltado ao desenvolvimento do aluno; comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, desempenhando suas atividades com eficiência, zelo e presteza; manter o espírito de solidariedade e cooperação com a equipe escolar e a comunidade; incentivar o desenvolvimento do senso crítico e da consciência política do educando; comunicar a autoridade imediata, as irregularidades de que tiver conhecimento na sua área de atuação ou autoridades superiores, no caso de omissão por parte da primeira; zelar pela defesa dos direitos profissionais e pela reputação da categoria; considerar a realidade socioeconômica dos alunos, as diretrizes da política educacional na escolha, utilização dos materiais e procedimentos e na avaliação do processo ensino-aprendizagem; entre outras atividades.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.