Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Andradina estão distribuídas entre os cargos de auxiliar sanitário e médico. Inscrições serão recebidas até 3 de dezembro
No interior do Estado de
São Paulo, a
Prefeitura Municipal de Andradina está com
inscrições abertas do
concurso que preencherá 11 vagas na área da saúde. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades.
O cargo de auxiliar sanitário (CR) exige diploma de conclusão de curso de nível
médio. O salário inicial é de R$ 1.428,81.
Aqueles que têm formação
superior em medicina e registro no órgão de classe podem se inscrever para os postos de médico clínico geral (3 vagas), médico ESF rural (1), médico ESF urbano (3) e médico plantonista (4). Os vencimentos são de R$ 2.674,02 para médico clínico geral, R$ 8.994,53 para médicos ESF e R$ 120,21 por hora para médico plantonista.
Para participar é necessário preencher o formulário de
inscrição no endereço eletrônico
www.concursospublica.com.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 3 de dezembro. Os valores da taxa são de R$ 70 para o emprego de auxiliar sanitário e R$ 120 para médicos.
Prova do concurso da Prefeitura de Andradina
Todos os candidatos inscritos no
concurso da
Prefeitura de Andradina serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.
O exame terá duração máxima de três horas e será aplicado no município de
Andradina na data prevista de 7 de janeiro de 2018. O edital de convocação, contendo os locais e horários, será publicado em momento oportuno.
Atribuições dos cargos da Prefeitura de Andradina
Auxiliar sanitário - atuará na vigilância e/ou fiscalização sanitária junto aos domicílios, aos estabelecimentos de produção, comércio e serviços de interesse para a saúde, como os que comercializam alimentos e/ou prestam assistência à saúde. Verifica o cumprimento da legislação sanitária vigente em sua área de atuação.
Médico clínico geral - participar de programas de estudos e pesquisas no campo da respectiva especialização. Prestar à clientela e à repartição, assistência médica especializada. Realizar perícias médicas. Fornecer dados que orientem a aquisição de aparelhos e equipamentos médicos. Fazer visitar domiciliares, por determinação superior, para verificação de diagnóstico constante de receita de entorpecentes. Participar da junta médica para fins de posse, licença, controle de absenteísmo e elucidação de suspeita sobre o uso de tóxicos. Fazer perícias. Emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua competência.
Médico ESF - realizar atenção à saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade. Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.). Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea. Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário. Indicar, de forma compartilhada com outros pontos de atenção, a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário. Contribuir, realizar e participar das atividades de educação permanente de todos os membros da equipe. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS. Inserir dados nos sistemas de informação do Ministério da Saúde vigentes e nos indicados pelo gestor de saúde.
Médico plantonista - prestar atendimento de urgência e emergência em todas as áreas clínicas nas unidades de saúde do município, a pacientes em demanda espontânea, cuja origem é variada e incerta, responsabilizando-se integralmente pelo tratamento dos mesmos, o que pode incluir procedimentos, tais como: suturas, drenagens e passagem de cateteres. Realizar triagem dos casos clínicos identificando os que requerem maior atenção da equipe de saúde. Integrar a equipe multiprofissional de trabalho, respeitando e colaborando no aperfeiçoamento de normas e procedimentos operacionais. Contatar a central de regulação médica para colaborar com a organização e regulação do sistema de atenção a urgências. Participar das reuniões necessárias ao desenvolvimento técnico-científico da unidade de urgência e emergência na área intensiva. Executar outras tarefas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.