Oferta do concurso da Prefeitura de Aracruz é de duas vagas para o cargo de auditor de controle interno, que requer nível superior específico
Patricia Lavezzo Publicado em 18/02/2019, às 14h36
No Estado do Espírito Santo, foi aberto o concurso da Prefeitura de Aracruz para auditor de controle interno. Ao todo, serão preenchidas duas vagas, além de formação de cadastro reserva para eventuais oportunidades
Ofertas estão distribuídas entre às áreas do administrativo, que reque nível superior em administração, direito ou economia, e contabilidade, que exige graduação em ciências contábeis com registro de classe.
De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Aracruz, o salário inicial oferecido é de R$ 4.182,62 para jornada de trabalho semanal de 30 horas. Como benefício, os servidores ainda recebem R$ 350 de ticket-alimentação.
Entre as atribuições do auditor de controle interno, estão:
O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo - IBADE é o responsável pela organização do certame. As inscrições serão recebidas até o dia 17 de março de 2019, através do site www.ibade.org.br.
Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 81,50, e o seu pagamento deverá ser efetuado até o dia 18 de março, observado o horário de funcionamento da rede bancária.
O concurso da Prefeitura de Aracruz será constituído das seguintes etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; redação, classificatória e eliminatória; e análise de títulos, classificatória.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico, cinco de informática básica, dez de direito administrativo e direito constitucional e 25 de conhecimentos específicos.
Já a redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões.
Com duração máxima de quatro horas, as provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 14 de abril de 2019, em locais e horários a serem comunicados, oportunamente, no edital de convocação.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.