Araras/SP fará concurso com vagas para guarda

Prefeito anunciou realização do concurso da GCM de Araras para o preenchimento de 20 oportunidades no cargo de guarda municipal. Nível médio completo

Camila Diodato   Publicado em 06/11/2017, às 11h09

Recentemente, o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, anunciou que já liberou a autorização para que seja realizado um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). E este certame está previsto para 2018.


Ao todo, o concurso da Prefeitura de Araras preencherá 20 vagas no cargo de guarda municipal. Para concorrer a uma das oportunidades será necessário possuir ensino médio completo, CNH categoria "AC", idade entre 18 e 36 anos, além de altura de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.
Quem ocupa tal posição tem o dever de vigiar permanentemente os bens públicos e aqueles necessários à atividade pública; proteger os serviços, instalações públicas, os servidores públicos, e apoiar os serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia do município; cumprir atribuições de vigilância e segurança quando derivadas de convênios celebrados pelo município; auxiliar no monitoramento do sistema de vigilância por câmeras; coordenar, operacionalizar e zelar pelos serviços, materiais e viaturas colocadas à sua disposição; e executar outras tarefas relacionadas.
Um dos próximos passos para a realização deste certame consistirá na contratação da empresa que ficará com a responsabilidade de elaborar, organizar e executar todas as etapas.

Último concurso da Prefeitura de Araras/SP


Foi no final de 2013 que a prefeitura lançou edital com 60 chances destinadas à carreira de guarda municipal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Faperp.
A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva, aptidão física e avaliação psicológica. O teste objetivo apresentou 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de conhecimentos gerais, cinco de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos.

Sobre Prefeitura Araras

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.