Aberto concurso para 100 vagas em Aripuanã/MT (2017)

Ofertas no concurso da Prefeitura de Aripuanã se destinam a professores. Presenciais e gratuitas, inscrições vão de 14 a 22 de dezembro

Samuel Peressin   Publicado em 05/12/2017, às 10h32

APrefeitura de Aripuanã, no Estado de Mato Grosso, abriu processo seletivo para preencher 100 vagas temporárias de professor, além de formar cadastro reserva. 
Há oportunidades para docentes nas áreas de pedagogia, língua portuguesa, inglês, ciências naturais, matemática, educação física, história, outras licenciaturas, magistério e sem formação. 
Os vencimentos variam de R$ 1.223,60 a R$ 2.159,30, a depender da escolaridade requerida para cada vaga (ensino médio, magistério ou curso superior).
Presenciais e gratuitas, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Aripuanãdeverão ser registradas entre 14 e 22 de dezembro na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (rua do Seringueiros, 198, centro), das 8h às 11h e das 14h às 17h. 
A seleção dos candidatos envolverá avaliação de títulos, durante o período de inscrição, e prova escrita com 20 questões de múltipla escolha, em 21 de janeiro.

O que vai cair na prova do concurso da Prefeitura de Aripuanã


História da Educação; O pensamento pedagógico da Escola Nova; O pensamento pedagógico brasileiro: perspectivas atuais; 2. Fundamentos da educação; 3. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental; 4. Sistema educacional brasileiro; 5. Fundamentação teórica da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental: 6. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 7. O currículo e a organização do processo pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação infantil; 8. Abordagem interdisciplinar e as ciências básicas que integram o currículo mínimo da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental; 9. Perfil do profissional da educação infantil e das séries iniciais; 10. Legislação de educação: 10.1. Constituição Federal de 1988 – título VIII – capítulo III; 10.2. Constituição Estadual – título V – capítulo II – Seção I; 10.3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96; 10.4. Leis nº 11.114/2005 e nº 11.274/2006; 10.5 Estatuto da Criança e do Adolescente; 11. Ética profissional; 12. Lei Complementar n.º 002/99 de 21 de outubro de 1999 - Estatuto do Magistério Público Municipal de Aripuanã – e Leis Complementares; 13. Avaliação e planejamento escolar, Res. 002/2015 CEE/MT, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) nº 095/2014.

Sobre Prefeitura Aripuanã

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.