As ofertas do concurso da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Inscrições serão recebidas até 5 de novembro
A
Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, situada no Estado do
Rio de Janeiro, está com inscrições abertas do concurso que preencherá 51 vagas na área da saúde, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência.
Do total de ofertas, 21 são destinadas ao cargo de agente comunitário de saúde, enquanto que as outras 30 são para agente de combate às endemias. O salário inicial é de R$ 1.215,56 para carga horária semanal de 40 horas.
Profissionais que concluíram o ensino
médio poderão se inscrever no
concurso da
Prefeitura de Barra do Piraí até o dia 5 de novembro. O cadastro deve ser realizado no endereço eletrônico do Ibam (
www.ibam-concursos.org.br). O valor da taxa de participação é de R$ 35.
Os candidatos disputarão uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada no dia 3 de dezembro, com início às 13h, em locais e horários a serem divulgados oportunamente.
O exame terá duração total de três horas e será composto por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de português, 10 de matemática e 20 de conhecimentos técnico-profissionais.
Atribuições dos cargos da Prefeitura de Barra do Piraí
Agente comunitário de saúde - executar tarefas na área de prevenção, promoção e educação em saúde mediante ações domiciliares, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Executar outras atividades relacionadas à área de atuação, sob ordem da chefia imediata.
Agente de combate às endemias - inspecionar estabelecimentos comerciais e residenciais com a finalidade de combater a presença de insetos vetores e animais transmissores de doenças infectocontagiosas ou peçonhentas, bem como orientar a população quanto aos meios de eliminação dos focos de proliferação destes animais. Executar outras atividades relacionadas à área de atuação, sob ordem da chefia imediata.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.