Edital reúne chances para tratorista (15 postos) e motorista (5). Presenciais e gratuitas, inscrições para o concurso da Prefeitura de Bebedouro vão até 11 de maio
Samuel Peressin Publicado em 04/05/2018, às 14h16
APrefeitura de Bebedouro, no interior de São Paulo, abriu processo seletivo para preencher 20 vagas temporárias, além de formar cadastro reserva.
As oportunidades estão distribuídas entre dois cargos: tratorista (15 postos e salário de R$ 1.041,52) e motorista (5 - R$ 1.121,99).
A primeira função admite candidatos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria "C", enquanto a segunda é destinada a condutores com CNH "D" ou "E". Não há requisito de escolaridade.
Disponíveis até 11 de maio, as inscrições são gratuitas e devem ser registradas presencialmente no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Bebedouro, das 12h às 16h.
A seleção envolverá provas objetiva (questões de língua portuguesa e matemática), em 19 de maio, e prática, com aplicação prevista para os dias 26 e 27 do mesmo mês. O resultado final sairá em 29 de maio.
Os contratados terão vínculo inicial de 12 meses, prorrogável por mais seis, a critério da Prefeitura de Bebedouro, de acordo com o edital.
Dirige o trator, manipulando os comandos de marcha e direção, para deslocá-lo, e ao reboque, segundo as necessidades do trabalho. Opera o equipamento rebocado, manipulando os comandos, para possibilitar a execução das tarefas requeridas. Pode especializar-se na condução de trator para determinado tipo de operação e ser designado de acordo com a especialização. Conduz um trator provido ou não de implementos diversos, como carretas, lâminas e máquinas varredoras ou pavimentadoras, dirigindo-o e operando o mecanismo de tração ou impulsão, para movimentar cargas e executar operações de limpeza, terraplanagem ou similares. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
Dirigir automóveis, caminhonetes e demais veículos de transporte de passageiros. Dirigir ambulâncias para o transporte de pacientes juntamente com profissionais da área da saúde, zelando pela segurança dos passageiros, verificando o fechamento de portas e o uso de cintos de segurança. Dirigir caminhões, caminhões guincho, carretas, caminhão basculante, caminhão Munck, comboio, caminhão poli guindaste e demais veículos de transporte de cargas. Dirigir micro-ônibus, ônibus e demais veículos automotores para transportes de escolares e demais passageiros. Dirigir veículos automotores destinados às atividades de recapeamento de vias públicas. Orientar o carregamento e descarregamento de cargas a fim de manter o equilíbrio do veículo e evitar danos aos materiais transportados. Entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.
Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.