O novo edital Concurso Prefeitura Boa Vista RR para guardas contará com exigência de ensino médio e idade máxima de 35 anos
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/12/2022, às 08h51 - Atualizado em 19/12/2022, às 14h18
A publicação do edital do concurso Prefeitura Boa Vista RR (Prefeitura de Boa Vista) para guardas deve ser publicado no decorrer das próximas semanas. A confirmação foi feita pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), em entrevista ao jornal de Roraima 1 Edição, da Rede Amazônica. Vale ressaltar que a seleção já conta com banca organizadora definida desde o último dia 6 de dezembro. A escolhida é o Cebraspe. O processo segue em fase de assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias. Somente após este procedimento poderá ser confirmada a data de publicação do edital.
A prefeitura oferecerá 150 para a carreira de guarda, de acordo com o prefeito. Para concorrer será necessário possuir formação de ensino médio completo, idade de 18 a 35 anos e carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial ainda será confirmada. "Nas próximas semanas sai o edital também da Guarda Civil Municipal. Então, é mais um concurso público que vem com 150 vagas, para que a gente possa fortalecer a segurança pública do município", disse o prefeito.
O último concurso Prefeitura Boa Vista RR para guardas ocorreu em 2019 e contou com 50 vagas. Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto Selecon.
Os candidatos foram avaliados por meio de cinco etapas, especificadas abaixo:
A prova objetiva foi composta por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.