Ofertas do processo seletivo são destinadas aos cargos de agente comunitário de e agente de endemias. Inscrições serão recebidas entre 28 de novembro e 6 de dezembro
Patricia Lavezzo Publicado em 26/11/2018, às 09h57
Serão abertas no dia 28 de novembro as inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Boca do Acre, localizada no Estado do Amazonas. A seleção visa o preenchimento de 128 vagas do seu quadro de temporários, sendo 113 imediatas e 15 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.
Ofertas estão distribuídas entre as funções de agente comunitário de saúde rural (38 vagas), agente comunitário de saúde urbano (60) e agente de endemias (15 + 15 CR). A exigência é de ensino médio completo, exceto para o primeiro cargo, cujo requisito é de ensino fundamental. O salário inicial é de R$ 1.014 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
As inscrições presenciais serão recebidas até o dia 6 de dezembro na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na Rua BL 23, Km 07, s/n, Platô do Piquiá, na cidade de Boca do Acre/AM, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não serão cobradas taxas de participação.
Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: análise de títulos, de caráter classificatório.
Agente comunitário de saúde - exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
Agente de combate às endemias - desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde; realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o agente comunitário de saúde e a equipe de atenção básica; identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável; divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas; realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças; cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças; entre outras.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.