Prefeitura de Bom Jesus/RS: concurso com 13 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Bom Jesus são destinadas ao cargo de agente comunitário de saúde. Inscrições serão aceitas até 5 de novembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 26/10/2017, às 11h08

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Bom Jesus, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. A seleção visa o provimento de 13 vagas, além de cadastro reserva, para o cargo de agente comunitário de saúde.
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que irá atuar. O salário inicial é de R$ 1.120,38 para carga horária semanal de 40 horas. 
Entre as atribuições do agente comunitário de saúde, estão: utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação; executar atividades de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos de saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas como estratégias da conquista de qualidade de vida á família; participar ou promover ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida; realizar visitas domiciliares periódicas, mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade, monitorando as situações de risco às famílias; desenvolver outras atividades. 

Participação no concurso da Prefeitura de Bom Jesus


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.inqc.org.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 5 de novembro. O valor da taxa é de R$ 50 e o seu pagamento poderá ser efetuado até o dia 6 desse mesmo mês. 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Com duração de três horas, ela será composta por 25 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de matemática e 10 de legislação. 
O dia, horário e local de aplicação do exame serão divulgados juntamente com a homologação das inscrições, com antecedência mínima de oito dias. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes ao concurso. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.