Concurso em Bom Jesus de Itabapoana RJ reúne 70 vagas (2018)

Oportunidades do edital são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Inscrições serão recebidas entre 20 de setembro e 18 de outubro

Patricia Lavezzo   Publicado em 06/09/2018, às 14h04

No Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus de Itabapoana publicou um novo edital de concurso destinado ao provimento de 70 cargos públicos. A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. 

Aqueles que concluíram o ensino médio podem disputar as funções de agente comunitário de saúde (50 vagas) e agente de combate às endemias (20), cujo salário inicial é de R$ 954 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. O primeiro posto ainda exige que o candidato resida na região em que irá atuar desde a data de publicação do edital. 

Além dos vencimentos, a Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana ainda oferece para os seus servidores o benefício de auxílio-alimentação. 

De acordo com o edital, o funcionário prestará serviços dentro do horário estabelecido pelo órgão, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e/ou feriados.

Concurso Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana RJ: inscrição e prova

Interessados em concorrer a uma das vagas deverão preencher o formulário de inscrição no site da banca organizadora do certame, que é a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), entre os dias 20 de setembro e 18 de outubro. O valor da taxa de participação é de R$ 54,25. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado na cidade de Bom Jesus de Itabapoana/RJ no dia 25 de novembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana RJ

Agente comunitário de saúde - exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção de saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal. Entende-se por educação popular em saúde as práticas políticas-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde individual e coleta a partir do diálogo sobre a diversidade de saberes culturais, sociais e científicos e a valorização dos saberes, com vistas à ampliação da participação popular no SUS e ao fortalecimento do vínculo entre os trabalhadores da saúde e os usuários do SUS.

Agente de combate às endemias - exerce atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor do ente federado.

Sobre Prefeitura Bom Jesus do Itabapoana

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.