Brejo Grande do Araguaia/PA: concurso tem 166 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Samuel Peressin   Publicado em 04/01/2018, às 09h39

A Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia, no Estado do Pará, recebe até 6 de janeiro as inscrições para o concurso público destinado a preencher 166 vagas, sendo 141 imediatas e 25 para cadastro reserva (CR).
Quem possui nível fundamental incompleto pode concorrer como motorista (10 + 2 CR), auxiliar de serviços gerais (36 + 2 CR), gari (4 + 1 CR), operador de máquinas pesadas - patrol (1 + 1 CR), operador de máquinas pesadas - trator agrícola (2 + 1 CR), operador de máquinas pesadas - retroescavadeira (1 + 1 CR) e agente de vigilância (22 + 3 CR).
Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia para assistente administrativo (23 + 5 CR) e técnico em enfermagem (11 + 2 CR), função que também cobra formação técnica.
Em nível superior há oportunidades para professor nas seguintes áreas: séries iniciais (21 + 4 CR), artes (2), ciências/física/biologia (3), educação física (2 + 1 CR), geografia (1), matemática (1 + 1 CR) e língua portuguesa/inglesa (1 + 1 CR).   A Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia oferece salários iniciais de R$ 937, exceto para professores, que terão vencimentos de R$ 11,49 por hora/aula.

Concurso Prefeitura Brejo Grande do Araguaia: inscrições e provas


Com taxas entre R$ 48 e R$ 88, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Brejo Grande do Araguaia devem ser efetuadas pelo site da Consep (www.consep-pi.com.br), banca que organiza a seleção. 
Marcada para 28 de janeiro, a prova objetiva abordará conteúdos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos do SUS, informática, conhecimentos regionais e conhecimentos específicos. 
A seleção inclui ainda análise de títulos para os concorrentes aos postos de professor, em datas a serem definidas. 
O concurso da Prefeitura de Brejo Grande do Araguaiaterá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.