Ofertas do edital estão distribuídas entre os cargos de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde. Prazo se encerrará em 22 de novembro
Patricia Lavezzo Publicado em 25/10/2018, às 11h28
No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Brumadinho abriu as inscrições do concurso público que selecionará 105 vagas do seu quadro de pessoal. Do total de ofertas, seis são reservadas a pessoas com deficiência.
Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções públicas de agente de combate às endemias (24 vagas) e agente comunitário de saúde (81), que ainda exige residência na área geográfica em que irá atuar desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.017,94 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
O formulário de inscrição está disponível no site do organizador do certame, que é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa - IBGP (www.ibgpconcursos.com.br). O valor da taxa é de R$ 45 e o prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 22 de novembro.
O certame será constituído das seguintes etapas para todos os cargos: prova objetiva, eliminatória e classificatória; análise de títulos, classificatória; prova de aptidão física, eliminatória; e formação introdutória básica, eliminatória.
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Brumadinho/MG no dia 16 de dezembro, no período da manhã para agente comunitário de saúde e à tarde para agente de combate às endemias.
Agente de combate às endemias - atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.
Agente comunitário de saúde - atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Ministério de Saúde/SUS, que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção, sob supervisão do(a) Secretário(a) Municipal de Saúde.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.