Chances no concurso da Prefeitura de Campos do Jordão são para a função de agente comunitário de saúde, com vencimentos de 937. Inscrições entre 24 de fevereiro e 10 de março
Situada a cerca de 170 km da capital paulista, a Prefeitura de Campos do Jordão abriu concurso para formação de cadastro reserva na função temporária de agente comunitário de saúde.
Com vencimentos iniciais de R$ 937 e jornada semanal de 40 horas, a carreira pode ser disputada por profissionais com ensino fundamental completo. Além disso, os candidatos devem residir no bairro em que pretendem atuar.
De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Campos do Jordão, as oportunidades estão distribuídas entre 13 áreas: Abernéssia/Francalanza, Vila Santo Antônio, Vila Santa Cruz, Vila Claudia, Vila Albertina, Jardim Marcia, Vila Britânia, Vila Sodipe, Recanto Feliz, Taquaral, Vila Nadir e Vila Suiça/Abernéssia.
Concurso Prefeitura Campos do Jordão: inscrições
As
inscrições para o
concurso da Prefeitura de Campos do Jordão serão recebidas entre 24 de fevereiro e 10 de março. Os interessados em participar da seleção deverão pagar taxa de R$ 25.
Haverá duas opções para candidatura: pela internet, na página da empresa Promun (www.promun.com.br), ou presencialmente, na Secretaria Municipal de Administração (av. Frei Orestes Girardi, 893, Vila Abernéssia), das 10h às 12h e das 13h às 15h.
Concurso Prefeitura Campos do Jordão: avaliação e vigência
Os inscritos farão, em 26 de março, prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.
A convocação para a avaliação, contendo o local de aplicação, será divulgada a partir de 20 de março, nos sites da banca e da
Prefeitura de Campos do Jordão (www.camposdojordao.sp.gov.br).
O
concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme define o edital.
Concurso Prefeitura Campos do Jordão: atribuições do agente comunitário de saúde
Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população atendida, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal de acordo com o planejamento da equipe; e, desenvolver outras atividades na sua área de atuação, desde que vinculadas às suas atribuições.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.